A GWM despeja nas estradas brasileiras a Poer P30, uma picape diesel com dez anos de garantia, que já está em pré-reserva. Sob o capô, um coração que bate óleo diesel: o motor 2.4 turbo com 184 cavalos de potência e 480 Nm de torque que desperta com um rosnado baixo. Aos mil giros, metade da força já está lá, uma fúria contida que atinge seu ápice aos 1500 rpm. Casada com uma transmissão automática de nove marchas, própria da marca, esculpida para suportar até 750 Nm, permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11.2 segundos, bebendo apenas 9,5 km/l na selva de pedra e 10,6 km/l na estrada aberta. Possui autonomia para 820 km.
É uma máquina de dois espíritos: a versão Trail a R$ 220 mil, e a Exclusive por R$ 240 mil (preços que disparam após 20 de setembro). A primeira vem com pneus All-Terrain e quatro airbags; a segunda, com pneus Highway, seis airbags, couro legítimo e um arsenal de tecnologia que vigia pontos cegos e centraliza a faixa sozinho. Ambas compartilham a mesma alma 4×4, com modos 2H, 4H e 4L e bloqueio do diferencial traseiro, capaz de escalar um ângulo de ataque de 27° e arrastar até 3,1 toneladas.
Dentro da cabine, o silêncio é de 2 a 4 dB mais baixo que o dos concorrentes, segundo a própria marca. Dois alto-falantes digitais: um painel de 10,25” e uma tela multimídia central de 14,6” que espelham smartphones sem fio. O console central abriga três botões que disparam pontos de alimentação 12V espalhados pela besta – no cofre do motor para um guincho, na cabine para uma geladeira, atrás para um reboque. A caçamba, de 1.248 litros, carrega mais de uma tonelada e sua tampa fecha com um suspiro suave de amortecedor.
Ficha técnica
- Motor: 2.4 Turbo Diesel
- Potência: 184 cv
- Torque: 480 Nm
- Transmissão: Automática de 9 marchas (9AT)
- Tração: 4×4 com modos 2H, 4H, 4L e bloqueio do diferencial traseiro
- Dimensões: 5.416 mm (C) x 2.107 mm (L) x 1.884 mm (A)
- Entre-eixos: 3.230 mm
- Capacidade de Carga: 1.010 kg (Exclusive) / 1.018 kg (Trail)
- Capacidade de Reboque: 3.100 kg (com freio)
- Tanque de Combustível: 78 litros
- Consumo (Inmetro): 9,5 km/l (urbano) / 10,6 km/l (estrada)
- Autonomia: 740 km (urbano) / 820 km (estrada)
- Suspensão: Dianteira independente com braços duplos / Traseira com eixo rígido e molas semi-elípticas
- Freios: Discos ventilados nas 4 rodas com ABS
- 0 a 100 km/h: 11,2 segundos
- Garantia: 10 anos para motor, transmissão e principais componentes; 5 anos para itens como suspensão e multimídia.