Gestão de frotas ganha espaço nas empresas de rastreamento

Gestão de frotas ganha espaço nas empresas de rastreamento

Aos poucos, a gestão de frotas começa a ganhar espaço nas empresas de rastreamento veicular, depois de anos de foco na segurança e na recuperação do veículo em caso de roubo. Segundo Fábio Acorci, diretor Comercial Corporate da Ituran, o responsável por essa mudança de comportamento é Big Data – a análise e a interpretação de grandes volumes de dados – que, além de aliado, vem mudando o conceito do negócio e da relação com o público.

“A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Essa mudança reduz os custos para os consumidores, além de proporcionar auxílio em casos de emergência. Temos soluções que ajudam os gestores de frotas a reduzir  substancialmente seus custos de operação”, explica Acorci (foto), ao lembrar da existência de serviços com custos a partir de 60 reais mensais.

Fábio Acorci, diretor Comercial Corporate da Ituran

Tecnologia embarcada

Outro desafio das empresas do setor é a necessidade de se manter atualizado com as  modernas tecnologias de comunicação de dados. “A tecnologia já é um item embarcado na linha de produção: se no passado disponibilizavam alguns botões, hoje a complexidade avançou: são telas touchscreen, que recebem mensagens escritas, comando de voz e outras informações de segurança. Um aplicativo, ao invés de um equipamento instalado, pode comprometer a acuracidade dos dados – e soluções nesta direção devem avançar. É preciso saber interpretar os dados e, nosso serviço, é um grande aliado nesse quesito”, alerta Acorci.

Isso não significa que a questão da segurança tenha ficado de lado. Na visão do especialista, o futuro da telemetria sempre estará baseado na segurança. “A novidade transita pelo uso de sofisticados algoritmos de grande complexidade, responsáveis pelas análises comportamentais, na avaliação da redução de poluentes (controle de CO₂) e do consumo, impactando a segurança que valorizam o desempenho dos motoristas. Outro ponto de convergência é a integração com soluções para a calibração de câmeras de vídeo para veículos – o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que, durante o percurso, escaneia a rota, calcula a distância e a velocidade dos veículos à frente. Segurança do motorista e do equipamento são variáveis importantes”, destaca Acorci.

Não sem motivo, o executivo acredita que tais soluções irão se popularizar cada vez mais. “Economia e precisão na gestão é um caminho sem volta. Nossa tecnologia está um passo adiante nesse processo. Estamos preparados”, finaliza Acorci.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!