Frota inteligente impulsiona negócios da Scania

Diretor de Serviços da Scania, Fernando Valiate, detalha crescimento de 12% no setor e planos para 2025, incluindo expansão de pontos de atendimento e soluções conectadas

Por Gustavo Queiroz

- abril 14, 2025

Fernando Valiate, diretor de Serviços Scania | Foto: Divulgação

Em um mercado cada vez mais competitivo, a Scania tem investido em serviços integrados para fortalecer sua área de pós-vendas no Brasil. Fernando Valiate, diretor de Serviços da marca no país, compartilhou os avanços recentes e os planos para 2025 em uma conversa com a imprensa do setor. Com uma trajetória marcada por intraempreendedorismo e inovação, Valiate destacou a importância de entender as necessidades dos clientes para impulsionar o crescimento do negócio.

Valiate ingressou na Scania em 2018 após uma carreira em consultoria de gestão, incluindo passagens pela Porsche Consulting. Sua primeira missão foi liderar a implementação da Lots Group, uma transportadora criada pela Scania como um laboratório para testar novos modelos de negócios e tecnologias. “A Lots foi essencial para entendermos as dores do cliente de dentro para fora. Operamos mais de 400 caminhões em três países e trouxemos esse aprendizado para melhorar nossos serviços”, explicou.

Em 2023, ele assumiu a diretoria de Serviços da Scania Brasil, com o desafio de aplicar essa experiência para aprimorar a rede de atendimento e a oferta de soluções integradas. Em 2024, a área de serviços da Scania registrou um crescimento de 12% no faturamento, impulsionado pela ampliação da frota circulante (caminhões de até 10 anos em operação), que hoje soma 110 mil veículos no Brasil. Desses, cerca de 70% já estão conectados ao ecossistema de serviços da marca.

Um dos pilares da estratégia é a expansão dos pontos de atendimento, que passaram de 180 para 223 em 2024, incluindo concessionárias, lojas de peças e serviços dedicados dentro de grandes frotistas. “Para clientes com mais de 20 a 30 caminhões, podemos instalar oficinas dentro de suas operações, reduzindo tempo de parada e aumentando a eficiência, dependendo das necessidades”, disse Valiate.

Lots foi criada para ser cliente Scania, sem privilégios, permitindo uma melhor percepção da marca a partir do olhar do cliente | Foto: Divulgação
Lots foi criada para ser cliente Scania, sem privilégios, permitindo uma melhor percepção da marca a partir do olhar do consumidor | Foto: Divulgação

A Scania também tem investido em tecnologia conectada, com mais de 92 mil caminhões monitorados em tempo real. Ferramentas como o Scania Fleetboard e o MyScania (aplicativo para motoristas) ajudam a otimizar rotas, manutenção e treinamentos.

Outro destaque é o NPS (Net Promoter Score), métrica de satisfação que atingiu 86 pontos em 2024. A inovação foi incluir não só motoristas, mas também gestores e donos de frota na pesquisa. “Quando um cliente dá nota abaixo de 8, acionamos a concessionária para resolver o problema. Essa abordagem tem sido fundamental para melhorar nosso serviço”, afirmou Valiate.

A Scania também avança em iniciativas sustentáveis, como energia solar em concessionárias, peças remanufaturadas (100 itens disponíveis, com economia de 30% a 60%) e seu direcionamento em biometano, elétricos e outras tecnologias verdes. “Queremos aumentar a circularidade, trazendo peças usadas de volta ao mercado com a mesma qualidade das novas”, destacou.

Perspectivas para 2025

O executivo informa que a Scania projeta atingir 100 mil caminhões conectados antes de 2027; expandir serviços dedicados, especialmente para operações fora de estrada e ônibus; bem como avançar em soluções digitais, como o Scania Pro Driver, plataforma de treinamento que já capacitou 5 mil motoristas. “Nosso objetivo é manter o crescimento, que deve chegar em 15% neste ano, mesmo em um cenário econômico desafiador, porque serviços são essenciais para a produtividade do cliente”, finalizou Valiate.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques