De olho nas tendências elétricas, a FPT mostrou suas novidades na FENATRAN 2024. O grande destaque fica por conta dos novos eixos eletrificados no desenho 3 em 1. Ou seja, integra motor, inversor e transmissão, juntos. A ideia é usar em veículos entre 3,5 e 11 toneladas.
Além disso, a marca também mostrou o eBS 37 EVO, o pacote de 37 kWh para comerciais leves que incorpora células de íons de lito NMC (Níquel Manganês Cobalto). Outra novidade mostrada foi a sua nova central de acionamento elétricos para comerciais leves chamada de eCD140. Essa é uma solução que pode ser instalada em veículos convencionais com peso bruto de até 8 toneladas.
Pensando no setor sucroalcooleiro, a companhia mostrou o novo motor Cursor 13 movido a etanol. De acordo com a FPT, a novidade, de 12,9 litros e batizada de C13, é direcionada a veículos comerciais.
Retrofit
A FPT também exibiu seu projeto de retrofit de caminhões chamado RePower. Ele altera o motor do diesel para outro ciclo Otto a gás. A ideia é atacar o mercado de caminhões antigos que necessitam de maior vida útil. Segundo Carlos Tavares, mais da metade da frota que circula no Brasil são motores até o Euro 3.
Além disso, a empresa mostrou o Reman FPT, de motores remanufaturados. Ele é voltado para modelos da marca F1A, F1C, N67 e Cursor 13. Essa gama conta também com cabeçotes de motores, turbos, bicos injetores e bombas de alta pressão.