A Foton está oficialmente dentro do mercado brasileiro de picapes. A chegada da fabricante chinesa traz consigo dois lançamentos, a Tunland V7 e V9, ambas híbridas e 4×4. A ideia é atingir tanto o público urbano, quanto os profissionais do campo com uma combinação entre utilidade e conforto.
O modelo V9 tem um apelo mais urbano, com uma suspensão traseira tipo Macpherson que foi desenvolvida para proporcionar ao condutor maior conforto durante o uso diário nos grandes centros urbanos. Além disso, a Tunland V9 possui teto solar panorâmico (que não está presente na V7). O modelo também apresenta alto desempenho em operações de trabalho no campo e em terrenos off-road.
Já nos modelos V7 a suspensão é um pouco mais rígida e calibrada para operações off-road ou outros tipos de trabalho pesado. Seu feixe de mola foi projetado para suportar situações adversas no dia a dia.
Motor híbrido diesel/elétrico
As Foton Tunland V7 e a Tunland V9 vêm com motor 2.0L diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo de 4 cilindros com turbocompressor tipo VGT (Turbocompressor de Geometria Variável), sendo os únicos modelos híbridos a diesel/elétrico do mercado brasileiro. O sistema tem 175 cavalos de potência máxima e 450 Nm de torque máximo.
Na prática, o motor elétrico auxilia o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de gasolina ou diesel. Quando o veículo está parado ou em baixa velocidade, ele pode operar apenas com o motor elétrico, economizando combustível e reduzindo as emissões. Quando o veículo freia ou desacelera, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia cinética em eletricidade que é armazenada na bateria. Isso ajuda a recarregar a bateria e a melhorar ainda mais a eficiência da picape.
Os veículos têm consumo, aferido em teste, de 12,5 km/L e vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Com o tanque de 76 litros cheio, a Tunland V7 e a Tunland V9 têm autonomia de 960 km.
Outros pontos importantes são: transmissão 8HP automática de 8 velocidades da ZF, tração 4×4 com acionamento eletrônico, controle de descida e bloqueio diferencial traseiro. Além do sistema Start-Top, que desliga automaticamente o motor em paradas prolongadas.
Tecnologia e conectividade
No interior, a Tunland V7 e V9 oferecem soluções tecnológicas de última geração. O painel de instrumentos digital e a central multimídia com tela de 14.6 polegadas são os destaques. Além disso vale citar os comandos no volante, o ar-condicionado dual zone automático e o acesso sem chave.
A cabine é bem espaçosa, tem finíssimo acabamento com assentos de couro. A Foton quis elevar o nível de conforto e elegância e conseguiu acertar. As picapes atingem o nível de beleza de outras concorrentes no mercado, como Hilux e L200, por exemplo.
Segurança e capacidade
Os veículos são equipados com seis airbags (motorista, passageiro, coluna B do lado esquerdo e direito e coluna C do lado esquerdo e direito). Além disso, possuem sistema com ABS (Sistema de Freios Antitravamento), EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), e sistema de assistência de frenagem (BAS). O sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e a câmera de ré de alta resolução com sensores de estacionamento contribuem para uma condução mais segura.
Com caçambas espaçosas e resistentes, as picapes são capazes de transportar até 1.000 kg.
Nos próximos meses, as picapes Foton Tunland V7 e Tunland V9 passarão por um processo de homologação no Brasil e devem estar disponíveis para venda a partir de novembro de 2024, por um preço mínimo de R$ 250 mil. Os veículos terão garantia de três anos ou pelos primeiros 100 mil km rodados, o que ocorrer primeiro.
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