Foton Tunland V7 e V9 chega para movimentar o mercado de picapes

Veículos marcam a estreia da marca no mercado de picapes

Foton

A Foton está oficialmente dentro do mercado brasileiro de picapes. A chegada da fabricante chinesa traz consigo dois lançamentos, a Tunland V7 e V9, ambas híbridas e 4×4. A ideia é atingir tanto o público urbano, quanto os profissionais do campo com uma combinação entre utilidade e conforto.

O modelo V9 tem um apelo mais urbano, com uma suspensão traseira tipo Macpherson que foi desenvolvida para proporcionar ao condutor maior conforto durante o uso diário nos grandes centros urbanos. Além disso, a Tunland V9 possui teto solar panorâmico (que não está presente na V7). O modelo também apresenta alto desempenho em operações de trabalho no campo e em terrenos off-road.

Já nos modelos V7 a suspensão é um pouco mais rígida e calibrada para operações off-road ou outros tipos de trabalho pesado. Seu feixe de mola foi projetado para suportar situações adversas no dia a dia.

Motor híbrido diesel/elétrico

As Foton Tunland V7 e a Tunland V9 vêm com motor 2.0L diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo de 4 cilindros com turbocompressor tipo VGT (Turbocompressor de Geometria Variável), sendo os únicos modelos híbridos a diesel/elétrico do mercado brasileiro. O sistema tem 175 cavalos de potência máxima e 450 Nm de torque máximo.

Na prática, o motor elétrico auxilia o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de gasolina ou diesel. Quando o veículo está parado ou em baixa velocidade, ele pode operar apenas com o motor elétrico, economizando combustível e reduzindo as emissões. Quando o veículo freia ou desacelera, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia cinética em eletricidade que é armazenada na bateria. Isso ajuda a recarregar a bateria e a melhorar ainda mais a eficiência da picape.

Foton Tunland
Tunland V9

Os veículos têm consumo, aferido em teste, de 12,5 km/L e vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Com o tanque de 76 litros cheio, a Tunland V7 e a Tunland V9 têm autonomia de 960 km.

Outros pontos importantes são: transmissão 8HP automática de 8 velocidades da ZF, tração 4×4 com acionamento eletrônico, controle de descida e bloqueio diferencial traseiro. Além do sistema Start-Top, que desliga automaticamente o motor em paradas prolongadas.

Tecnologia e conectividade

No interior, a Tunland V7 e V9 oferecem soluções tecnológicas de última geração. O painel de instrumentos digital e a central multimídia com tela de 14.6 polegadas são os destaques. Além disso vale citar os comandos no volante, o ar-condicionado dual zone automático e o acesso sem chave.

A cabine é bem espaçosa, tem finíssimo acabamento com assentos de couro. A Foton quis elevar o nível de conforto e elegância e conseguiu acertar. As picapes atingem o nível de beleza de outras concorrentes no mercado, como Hilux e L200, por exemplo.

Tunland V7

Segurança e capacidade

Os veículos são equipados com seis airbags (motorista, passageiro, coluna B do lado esquerdo e direito e coluna C do lado esquerdo e direito). Além disso, possuem sistema com ABS (Sistema de Freios Antitravamento), EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), e sistema de assistência de frenagem (BAS). O sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e a câmera de ré de alta resolução com sensores de estacionamento contribuem para uma condução mais segura.

Com caçambas espaçosas e resistentes, as picapes são capazes de transportar até 1.000 kg.

Nos próximos meses, as picapes Foton Tunland V7 e Tunland V9 passarão por um processo de homologação no Brasil e devem estar disponíveis para venda a partir de novembro de 2024, por um preço mínimo de R$ 250 mil. Os veículos terão garantia de três anos ou pelos primeiros 100 mil km rodados, o que ocorrer primeiro.

Foton Tunland
O objetivo da Foton é vender, em 2025, pelo menos 1.000 unidades da Tunland V7 (foto) e V9.

LEIA MAIS: Randon lança linha especial em comemoração aos 75 anos da marca

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!