Foton Caminhões inicia construção de sua planta industrial em Guaiba (RS)

Fábrica deverá operar a partir do 1º semestre de 2016

 

Fábricadeverá operar a partir do 1º semestre de 2016

A Foton Caminhões deu início oficial à construção de sua fábrica no Brasil no dia de ontem (24), em um terreno de 1,5 milhão de m2, localizado no município de Guaíba (RS). A cerimônia de lançamento da pedra fundamental contou com a presença de Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil, representante exclusiva da marca chinesa no país. Além do vice-presidente da Beiqi Foton Motors Co, Jiang Jim e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, entre outros.

O projeto vai exigir investimentos de R$ 320 milhões, em uma primeira fase, dos quais R$ 250 milhões serão destinados à construção da unidade fabril e o restante para as operações de logística e distribuição de peças e montagem da rede de revendas. A fábrica, que deverá estar concluída no final de 2015 e começará a operar no primeiro semestre de 2016, terá capacidade para produzir 21.000 caminhões por ano, em um turno de produção. No início serão produzidos veículos leves e médios, de 3,5 a 10t de PBT, para atender aos mercados interno e de exportação.

Em seu pronunciamento, Mendonça de Barros destacou sua confiança no mercado brasileiro de caminhões. Ele aposta que, até o final da década, os volumes comercializados no mercado interno deverão alcançar a marca de 240 mil unidades. “Com base nesse cenário, nossas projeções indicam que no prazo de 12 anos será possível comercializar 90 mil caminhões da marca no País”. Orlando Merluzzi, vice-presidente do conselho gestor da Foton Aumark do Brasil, estima conquistar 5% de participação no mercado, em oito anos de operações, já contando com os reforços futuros no portfólio da marca, com a incorporação dos caminhões médios e semipesados, de 13, 15 e 17t de PBT, com previsão de produção a partir de 2017.

Jiang Jim, por sua vez, lembrou que sua empresa é a maior fabricante de caminhões na China, com 700 mil unidades produzidas em 2013, quase cinco vezes o volume do mercado brasileiro no período. Apesar de não participar da operação financeira da unidade brasileira, o vice-presidente da montadora disse que a instalação da fábrica no país foi uma decisão conjunta da Beiqi Foton Motors e da Foton Aumark do Brasil.
 

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!