A Ford apresentou a picape urbana Nova Ranger Black no mercado nacional, modelo produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, e que passa a figurar na faixa de entrada da marca. Comercializada por R$ 219.990, as 100 primeiras unidades receberão, gratuitamente, o protetor de caçamba e a capota marítima elétrica.
“A Ranger Black foi feita para o cliente que quer uma picape de verdade, potente e robusta, com a sofisticação de um veículo de luxo para uso na cidade”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.
O modelo é equipado com grade dianteira, santantônio, retrovisores e rodas de 18” na cor grafite “Bolder Gray”, que marcam a assinatura do veículo. Conta ainda com faróis em LED, sete airbags, câmera e sensor de ré, piloto automático e alarme perimétrico.
Internamente, recebe bancos parcialmente em couro com o emblema Black no encosto, volante com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia SYNC 4 com tela de 10”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregador por indução. O ambiente em tons escuros segue o mesmo conceito de design do exterior.
Seu trem-de-força é formado pelo propulsor Panther 2.0 turbodiesel e transmissão automática de seis velocidades e configuração de tração 4×2. Seu consumo chega a 12,4 km/l na estrada e performa 10,1 km/l na cidade, o que proporciona uma autonomia média de 880 km com o tanque de 80 litros, segundo estimativas da montadora.
Possui controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade, quatro modos de condução que se ajustam automaticamente de acordo com a necessidade da aplicação de momento: Normal, Eco, Rebocar e Escorregadio. Sua capacidade de imersão é de 800 mm, sendo a maior da categoria.
Com capacidade para transportar 1.250 litros e 1.031 kg de carga, a caçamba se transforma num imenso porta-malas, com degrau de acesso, seis ganchos de ancoragem, tomada 12 V e tampa com assistência de abertura e fechamento que facilitam o transporte de diferentes tipos de objetos.
Atualização OTA
O aplicativo FordPass Connect permite travar e destravar as portas, acionar as luzes e buzina, agendar a partida com ativação do ar-condicionado ou aquecedor, localizar o veículo, receber alertas de alarme e verificar remotamente dados como odômetro e combustível. O cliente também pode agendar serviços online e conta com serviço leva e traz, acompanhamento preventivo inteligente e apoio dos atendentes por meio dos serviços Ford Concierge e Ranger Expert. A linha Ranger também é a primeira do segmento capaz de receber atualizações multimódulos over-the-air (OTA) para o aprimoramento contínuo do desempenho e segurança de vários sistemas do veículo. Sua arquitetura elétrica é composta por 36 módulos que trocam informação de forma integrada.
Design
Recebe para-choques dianteiros e maçanetas na cor da carroceria, estribos fixos na cor preta e pneus 255/70R18 All-Terrain, iguais aos da versão Limited. O modelo será comercializado nas cores: Preto Gales, Cinza Moscou e Azul Belize (perolizadas), além de Prata Geada e a sólida Branco Ártico (metálicas).
Por dentro, a Ranger Black tem como base a cor preta, detalhes em grafite e metal fumê. Além do teto preto da Ranger Raptor, ela conta com vários itens de acabamento da versão de topo XLT, incluindo o volante revestido em couro, a moldura da central multimídia e saídas de ar em Black Piano. Os bancos parcialmente em couro contam com uma textura exclusiva, pespontos aparentes e o emblema Black no encosto, além de um novo figurino na traseira que amplia visualmente a cabine. Outro detalhe é a inscrição “So long as it’s black”, com a assinatura de Henry Ford na lateral dianteira. “Essa citação faz parte da famosa frase de Henry Ford, de que os clientes da marca podiam escolher um carro de qualquer cor ‘desde que fosse preta’ – a tinta de secagem mais rápida na época para atender o volume de produção”, diz Andrea Sagiorato, designer da Ford América do Sul.
Performance
O motor Panther 2.0 turbodiesel, com potência de 170 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 41,2 kgfm (@ 1.750-2.500 rpm), também é fabricado localmente. Possui quatro cilindros, tecnologia de redução de atrito e baixo nível de ruído e emissões. Vem com a caixa automática de seis velocidades, com um módulo de controle que aumenta a precisão na troca de marchas.
“É equipada com amortecedores externos à longarina na traseira e feixes de quatro estágios que garantem uma articulação do eixo 12% maior, proporcionando um rodar mais confortável mesmo sem carga. A suspensão dianteira independente, MacPherson, tem amortecedores com batentes hidráulicos”, explica Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul.
Suas dimensões compreendem 5.370 mm de comprimento, 1.884 mm de altura e 3.270 mm de entre-eixos, além de 30° de ângulo de ataque, 26° de ângulo de saída (26°) e 22° de ângulo de transposição (22°).