FINEP e YAK Tratores investem R$ 6 milhões na industrialização de tratores elétricos

Parceria visa ampliar escala produtiva e consolidar a linha de tratores elétricos da empresa catarinense, com foco na agricultura familiar e em médios produtores

Por Gustavo Queiroz

- setembro 17, 2025

YAK Tratores Elétricos

A YAK Tratores Elétricos formalizou um investimento de R$ 6 milhões, em parceria com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), para acelerar o processo de industrialização e expansão de sua linha de tratores elétricos no Brasil. O aporte, que combina recursos não reembolsáveis da FINEP e contrapartida da empresa, será direcionado ao desenvolvimento de tratores de até 70 CV e à estruturação de processos industriais.

O objetivo central do projeto é capacitar a YAK para a produção em escala comercial, focando em um segmento de mercado identificado como estratégico: o de tratores de menor potência, destinados à agricultura familiar e a pequenos e médios produtores rurais. Os recursos serão aplicados em itens críticos para a manufatura, como a aquisição de maquinário fabril, desenvolvimento de ferramentais, moldes e a estruturação de um sistema integrado de gestão da qualidade e planejamento industrial.

YAK Tratores Elétricos
YAK Tratores Elétricos | Fotos: Divulgação

De acordo com João Ozório, fundador e CEO da YAK, a iniciativa é um passo decisivo para transformar protótipos e lotes pilotos em uma linha de produção contínua. “Esse suporte é estratégico para garantir um cronograma ágil, entregas consistentes e o aumento da nossa escala produtiva“, afirmou Ozório. A previsão da empresa é que a tecnologia elétrica permita reduzir os custos operacionais do usuário final em até 70% em comparação com tratores a diesel, além de eliminar emissões de ruído e gases poluentes durante o uso.

Além da eletrificação da tração, a YAK já incorpora funcionalidades de automação em alguns de seus modelos, que são voltados para os setores agrícola, aeroportuário e industrial. A evolução para maiores níveis de autonomia, segundo a empresa, seguirá um caminho incremental, baseado na demanda do cliente e no avanço tecnológico.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *