O futuro da mobilidade é diverso. Mais do que um bom discurso afiado, a Scania levou esta frase a cabo e apresenta ao público da Fenatran 2024 caminhões com diferentes tipos de matriz energética, incluindo elétrico, diesel, biodiesel e gás, além de um inédito veículo dedicado ao segmento de construção leve, por meio do modelo P 280 6×4 XT.
Essa diversidade deve facilitar a transição energética no transporte de cargas, já que a eletromobilidade ainda terá muitos passos a percorrer em termos de oferta de produtos, queda nos custos de aquisição e no amplo desenvolvimento da infraestrutura de geração energética e carregamento das baterias. Dessa forma, os motores a combustão ganham sobrevida e seguem sendo aperfeiçoados em diferentes frentes tecnológicas voltadas para a redução das emissões de poluentes sem perda da eficiência operacional.
Sendo assim, a Scania apresentou seis novos caminhões. São eles: 30 G 4×2 (elétrico) e P 280 6×4 XT (‘Light Construction’), o semipesado P 280 6×2 (7 litros), 460 R 6×2 Super, 500 RH 6×4 Super B100 (100% biodiesel) e o G 460 6×2 (movido a gás/biometano). Além disso, a marca anuncia a incorporação de mais itens de série na linha rodoviária.
Elétrico
A eletromobilidade chega aos caminhões Scania no Brasil por meio do semipesado 30 G 4×2. O modelo de vocação urbana e regional possui autonomia de, aproximadamente, 250 km, 300 kw de potência (equivalentes a 410 cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66t. por uma questão de legislação, que limita o peso por eixo, o veículo está equipado com dois pacotes de baterias (num total de 416 kWh). Importada da Suécia, a máquina elétrica EMC1-4 dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm.
“As primeiras entregas do elétrico estão previstas para a partir de janeiro de 2026. Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e também para cargas industriais”, explica Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Construção leve
O motor de 7 litros da Scania está de volta ao mercado nacional após cerca de um ano de descontinuidade. Com o P 280 6×4 XT (foto), a montadora se apresenta na faixa de entrada no segmento off-road. O vocacional atende as aplicações mais leves do setor da construção civil no trabalho como caçamba de 14 metros cúbicos, munck, caçamba roll-on e roll-out (sistema hidráulico ‘tipo gancho’) e bomba de concreto.
Com PBT técnico de 28,5 toneladas, o modelo possui capacidade máxima de tração (CMT) de 150t. “É um produto que pode ir além da construção civil também e ser empregado como veículo de apoio, comboio e lubrificante dentro das operações de cana, madeira e mineração”, explica Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.
Possui chassi reforçado com longarinas duplas. Sua capacidade de peso de 28,5t é distribuída por um boogie traseiro de 21 toneladas e no eixo dianteiro de 7,5 toneladas. A suspensão a mola – tanto na dianteira (3 (três lâminas) x 29mm) quanto na traseira (parabólicas de 4x 41mm) –, e o eixo RBP835, com redutor dos cubos, proporcionam maior durabilidade do equipamento.
A transmissão automatizada G25, também aproveitada no modelo 460 R Super, detém 14 marchas, sendo uma Overdrive e uma super reduzida com relação de 20.8:1; própria para situações extremas como borrachões (terrenos instáveis e arenosos que tendem a “frear” mais as rodas do caminhão) e atoleiros.
Semipesados
“As novidades da linha rodoviária 2025 acima de 420 cavalos de potência estão voltadas para segurança e conforto para o motorista. Agora, passam a integrar a lista de itens de série o airbag lateral de cortina, airbag frontal, geladeira e gaveteiro, volante com controle de multimídia e detalhes cromados, compartimentos externos dos dois lados da cabine ao lado das portas e farol de milha no teto da cabine”, revela Arita.
Além do P280 XT, a Scania reforçou a linha de semipesados com as novas configurações 4×2 e 6×2, além do conhecido 8×2 e do novo 6×4 para construção leve. Equipado com motor de 7 litros, 6 cilindros em linha, tem duas potências: 250cv com torque de 1.100Nm (4×2) e 280cv com torque de 1.200Nm (4×2 e 6×2). Recebe a caixa automatizada G25 com 14 marchas, incluindo uma Overdrive. Os caminhões podem operar em aplicações urbanas e regionais. A montadora reduziu o peso da tara do caminhão em 600 quilos, permitindo um incremento da capacidade de carga em aproximadamente 7%.
Combustão e sustentabilidade
Para ofertar um leque mais amplo de veículos menos poluentes, a linha Super movida a 100% de biodiesel puro (B100) será apresentada nas seguintes configurações: 500 cavalos com 2.650Nm para o modelo 6×4, recomendado para composições de nove eixos, rodotrem e bitrem, e 460 cavalos com 2.500Nm para o modelo 6×2. A redução das emissões de CO2 chega a até 77% ao considerar o cálculo do “poço à roda”. Na Fenatran, o modelo B 100 exposto será o 500 RH 6×4 Super. “Há uma perda de eficiência de apenas 2% em relação ao desempenho do diesel, o que demonstra toda a sua viabilidade”, esclarece Nuti.
No segmento de caminhão a gás, além da potência de 460 cavalos, a Scania anunciou, em abril, a chegada do 420 cavalos para substituir o 410cv. A autonomia superior de até 650 km permite atender a todos os segmentos do Agro, segundo a marca.
Scania ProDriver
Em termos de serviço, a novidade que será apresentada na Fenatran é a ferramenta Scania ProDriver, voltado para o treinamento de motoristas. De acordo com a montadora, a capacitação profissional poderá render economia de até 5% no consumo de combustível por meio de uma condução mais econômica. O sistema está disponível como aplicativo para motoristas, além de um portal para gestores de frotas.
A tecnologia utiliza as informações já consolidadas no sistema de Avaliação de Motoristas da Scania para identificar os aspectos deficitários na habilidade de cada um dos condutores, e com isso gerar uma trilha de aprendizagem personalizada para elevar seus perfis de condução. Aliando estratégias de gamificação a uma interface intuitiva, são atribuídas recompensas virtuais aos motoristas para estimular o engajamento à medida em que evoluem suas habilidades.