As expectativas para as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mercado brasileiro em 2022 são de crescimento de 4,6%. Mesmo com a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) próximo a zero no ano, ainda há espaço para que cresçam as vendas locais.
As informações são uma análise do presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, que ressalta o fato de que no ano passado muitos emplacamentos deixaram de ser efetivados por causa da falta de capacidade da indústria de atender a toda a demanda.
Segundo Andreta, o fluxo de lojas continua elevado e as carteiras de pedido avançam para meses adiante. “Posso garantir que é uma previsão realista. Esperamos normalidade na questão da pandemia e o consumidor deixou de investir nos últimos anos, está querendo trocar de automóvel. Há ainda a questão do transporte individual, que voltou a ser um objetivo.”
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Ele pontua, porém, que essa é uma projeção do varejo, pois não há como prever a capacidade da indústria em atender, visto que em 2021 não conseguiram.
Em comerciais leves a Fenabrave projeta avanço de 9,7%, para 456,8 mil. Para caminhões, Andreta garantiu existir tranquilidade no crescimento de 7,3%, com 136,6 mil unidades. E até o segmento de ônibus, que nos últimos anos sofreu por causa da pandemia, deverá fechar com alta de 8%, somando 19,2 mil veículos.
Fonte: AutoData