Exclusivo: TVEX Higer apresentará caminhão na Fenatran 2024

Chinesa confirma extrapesado para o mercado nacional a partir de 2025. Modelo terá tecnologia da Toyota para as células de combustível.

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A Frota&Cia entrevistou Adriana Taqueti, gerente de Vendas e Marketing da TVEX Higer, sobre as estratégias que envolvem a implantação de uma fábrica no Brasil e a comercialização de ônibus urbanos e rodoviários, vans de carga e passageiros, além de caminhões no mercado nacional.

Frota&Cia – As montadoras já consolidadas no Brasil estão investindo no desenvolvimento de um portfólio de veículos elétricos. A Higer já possui as suas soluções prontas e disponíveis no mercado. Isso, que seria uma vantagem competitiva pode ser prejudicada por desconfiança?

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Adriana Taqueti, gerente de Vendas e Marketing da TVEX Higer.

Adriana Taqueti – Trabalhamos com fornecedores consagrados no mercado, o que transmite uma tranquilidade enorme aos nossos clientes e parceiros, porque são marcas totalmente conhecidas.

Frota&Cia – Em termos de produtos, explique o cronograma de lançamentos?

Adriana Taqueti – Atualmente, nós temos três modelos que já estão com vendas realizadas e processos definidos: o 12 metros, o articulado de 18m e o rodoviário de 12 metros. Para o segundo semestre, reforçaremos a linha Azure com os modelos de nove e dez metros, atendendo uma solicitação que recebemos para linhas complementares em alguns municípios. Também na segunda metade do ano, lançaremos as versões de passageiros e de cargas da nossa van. Os caminhões chegarão a partir de 2025, mas serão apresentados já na Fenatran 2024 (4-8/11).

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Caminhão será apresentado na Fenatran 2024 e contará com sistema de células de combustível a hidrogênio da Toyota.

Frota&Cia – O mercado está habituado com um modelo de concessionárias com showroom e oficina, bem como de visitas comerciais. Como a TVEX Higer pode ser encontrada por seus clientes?

Adriana Taqueti – O mercado de ônibus tem uma característica (de modelo de vendas) um tanto distinta das demais, como no segmento de cargas ou de automóveis, por exemplo. Hoje, o atendimento na parte de vendas é feito pela nossa equipe de vendas, que está junto aos principais operadores e municípios nesse primeiro momento da transição (energética). A gente sabe que a esfera governamental tem um papel muito importante, portanto, as licitações serão o grande motivador de volume nesse início. Nós temos uma área que cuida de licitações e que, também, está participando desta modalidade de venda. Essa abordagem envolve a apresentação estática e dinâmica dos veículos, oferecemos um programa de treinamento aos condutores, fornecemos o contrato de manutenção.

Com relação ao pós-vendas, a TVEX inaugurou o seu primeiro Centro Técnico especializado em veículos elétricos em uma área de 6 mil m2, em São Paulo. A instalação comporta a nossa central de peças, assistência técnica e uma central de treinamento, incluindo simuladores para que a gente possa ganhar agilidade na qualificação dos motoristas. Conseguimos abastecer qualquer peça em 48 horas no máximo. Nós temos uma equipe alocada, por meio de unidade móvel, para cada cliente em que nós tivermos no Brasil com objetivo de transmitir esse conhecimento para a equipe de oficina dos operadores (Cascavel, no Paraná, será a 1ª cidade a receber este conceito). Cada cliente terá um estoque de peças consignado para agilizar os casos de reparos. As baterias CATL possuem oito anos de garantia, o motor cinco anos e o veículo dois anos.

Precisamos considerar que o desgaste de um veículo elétrico é bastante inferior em relação a um com motor a combustão. Não tivemos nenhum problema mecânico até o momento, ocorrendo apenas manutenção preventiva.

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TVEX Higer terá vans elétricas para passageiros e cargasFrota&Cia – Como será a implantação dos mercados de vans e de caminhões?

Adriana Taqueti – Essa estratégia passa, diretamente, pelas empresas que possuem compromissos formais com relatórios de ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) num primeiro momento. São grandes empresas embarcadoras, transportadoras ou outra que necessite fazer esse tipo de investimento. As vans de passageiros terão 19 lugares e, tanto essa versão como o furgão terão autonomia para 200km.

O caminhão será apresentado na Fenatran 2024, que acontecerá em São Paulo (SP) no mês de novembro, e o modelo será introduzido, oficialmente, no mercado nacional, a partir de 2025. Será um produto movido a células de combustível a hidrogênio (com tecnologia Toyota) para permitir uma autonomia de 450km.

Frota&Cia – Considerações finais.

Adriana Taqueti – Vivemos um momento histórico de transição energética na mobilidade, que proporcionará mais qualidade de vida e preservará o meio ambiente e a saúde das pessoas por meio de uma nova experiência em transporte. A gente não poderia estar fora deste movimento.

Clique aqui para ler a primeira parte da matéria.

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