Empresas do TRIP anunciam investimento anual 35% maior que anteriores

Este ano, o investimento será destinado a renovação de frota e tecnologia. Além disso, a expectativa é de aumento nos postos de trabalho

TRIP

Após o Novo Marco Regulatório do Transporte de Passageiros, aprovado em dezembro do ano passado pela ANTT, 112 empresas reguladas e fiscalizadas pela agência anunciaram investimentos de, aproximadamente, R$ 2,5 bilhões no setor em 2024. Estes recursos serão direcionados para a compra de novos veículos de marcas como Mercedes Benz, Scania e Volvo, além da aquisição de carrocerias produzidas por empresas como Marcopolo, Busscar e Comil. 

O investimento projetado para 2024 supera em 35% os investimentos anuais anteriores, prometendo diversificar os serviços e reduzir a idade média dos ônibus. Segundo a entidade, dados de 2023 indicam que a frota rodoviária, composta por quase 10 mil veículos registrados, tem uma idade média de 7,5 anos. 

Além da renovação da frota, as empresas planejam ampliar os investimentos em tecnologia. Novas gerações de aplicativos serão desenvolvidas para monitorar a demanda, gerenciar receitas, controlar a frota e analisar a concorrência. Essas inovações visam tornar o planejamento mais eficaz, os preços mais competitivos e as operações mais sustentáveis, modernas e ecologicamente corretas. As tecnologias de monitoramento da frota serão utilizadas nos trabalhos de regulação e fiscalização de serviço, uma vez que a ANTT poderá acompanhar em tempo real 100% da operação de transporte de passageiros. 

Novos empregos 

Os benefícios desses investimentos não se limitam aos passageiros. De acordo com o Painel de Emprego da Confederação Nacional de Transportes (CNT), mais de 24 mil novos empregos foram criados nos últimos dois anos e espera-se um aumento de cerca de 30% com as medidas anunciadas pelas empresas. Esta expansão de empregos abrangerá motoristas, mecânicos e profissionais em áreas como desenvolvimento tecnológico, comunicação, publicidade, recursos humanos e cultura. 

No ano passado, mais de 34 milhões de passageiros utilizaram o transporte regular interestadual, enquanto cerca de 13 milhões optaram pelo fretamento. Considerando o Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, 89% das 2.542 cidades turísticas do país são atendidas pelo transporte rodoviário regular. Esses investimentos prometem impulsionar a economia do setor, melhorar significativamente a experiência dos passageiros e contribuir para o desenvolvimento do turismo nacional. 

Leia também: CNT participa de audiência pública sobre o marco regulatório do TRIP

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!