A Mercedes-Benz Trucks está expandindo sua família de caminhões elétricos com novas variantes baseadas no eActros 600, seu modelo de maior autonomia para transporte de longa distância. As novidades manterão os diferenciais tecnológicos do veículo – como o eixo motriz elétrico, baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e sistema de 800 volts –, mas ganharão configurações adaptadas a diferentes necessidades operacionais.
O portfólio ampliado incluirá cavalos mecânicos, chassis plataforma com entre-eixos estendidos, opções com dois conjuntos de baterias e cabines alongadas com diferentes alturas. As primeiras unidades estarão disponíveis para pedidos no outono europeu (setembro-novembro), com produção iniciando ainda em 2025 na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha.
“Queremos acelerar a descarbonização do setor, oferecendo soluções elétricas para diversas aplicações”, afirma Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks. “Com essas variantes, adaptamos os pontos fortes do eActros 600 às necessidades específicas de carga útil e autonomia exigidas pelos clientes”.
Fim de uma geração, chegada de outra
A montadora encerrará a produção do eActros 300/400, sua primeira geração de caminhões elétricos lançada em 2021, mantendo apenas o eEconic (voltado para coleta de lixo urbano). O foco agora está na segunda geração, liderada pelo eActros 600 – que já começou a ser produzido em série no final de 2024 – e no futuro eArocs 400 para construção civil, previsto para 2026.
Destaques do eActros 600
Premiado como “Caminhão Internacional do Ano 2025”, o modelo possui:
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Autonomia de 500 km com carga máxima (40 toneladas), podendo ultrapassar 1.000 km/dia com recargas durante paradas obrigatórias
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Baterias LFP com 621 kWh de capacidade total e vida útil prolongada
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Tecnologia de frenagem regenerativa e recarga rápida (em cerca de 3 horas)
A Daimler Truck (controladora da Mercedes-Benz) está investindo em sua própria rede de recarga na Europa, com planos de instalar 3.000 pontos até 2030. A iniciativa complementa os esforços da Milence – joint venture com Volvo e Traton – que promete 1.700 estações públicas até 2027.
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