E-commerce representa 10% das compras do varejo nacional

A ABComm espera crescimento de 5% no faturamento do setor para este ano

E-commerce

O comércio eletrônico, atualmente, representa cerca de 10% das compras do varejo nacional e apresentou crescimento de 2% em faturamento no primeiro semestre do ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas on-line atingiram a marca de R$ 80,4 bilhões. Para a associação, o avanço pode incluir fatores como queda nos juros e a desaceleração da inflação.

A ABComm espera que o faturamento deste ano seja de R$ 185,7 bilhões até o fim do ano. Em 2022, essa marca foi de R$ 169,6 bilhões, revelando aumento de 5% este ano. Esse resultado, entretanto, depende das vendas da Black Friday e do Natal. 

Destaques

Os segmentos em destaque são eletrodomésticos, moda, alimentos e bebidas, eletrônicos, telefonia, casa e decoração e informática. O e-commerce também apresentou evolução no número de compradores, que saiu de 60 milhões em 2015 para 80 milhões no ano passado. Além disso, o número de lojas online atingiu a marca de 565.300 em 2022.

Outro dado interessante é que, até 2020, as compras eram realizadas majoritariamente por computador, mas, atualmente, o número de compras por dispositivos móveis aumentou para 55% do número total de vendas no ano passado.

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