DHL lança serviço fulfillment multicliente no Brasil

Serviço traz abordagem colaborativa para a execução de operações logísticas de e-commerce para varejo, marketplaces e indústrias

Fulfillment
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A DHL Supply Chain lança no Brasil o DHL Fulfillment Network (DFN), serviço que visa suportar o crescimento das operações logísticas de vendas online para varejo, marketplaces e indústrias. Mesmo com o forte retorno das atividades presenciais em 2022, o mercado de e-commerce brasileiro faturou R$ 258,5 bilhões (Nielsen\Ebit).

A partir de um armazém multicliente dedicado em Barueri, na grande São Paulo, o DFN dá acesso a infraestrutura de e-commerce da DHL Supply Chain no Brasil, hoje formada 13 fulfillment centers, 6,5 mil colaboradores dedicados, 55 hubs de transporte e 800 veículos diários. A ideia é proporcionar entregas no dia seguinte em nível nacional, além de agilidade de implantação e flexibilidade operacional.

Este lançamento faz parte de um programa de R$ 800 milhões de investimentos da DHL Supply Chain no Brasil até 2025 que inclui outros projetos.

Serviço

O serviço contempla atividades como o transporte na primeira milha (indústria ou importador até o varejista), armazéns avançados multicliente em áreas metropolitanas estratégicas, processos de transporte middle mile (transferências), manuseio interno de produtos e triagem altamente eficientes com operações próprias e integração com os principais softwares de gestão do mercado.

Disponibiliza também visibilidade total em tempo real do trânsito dos produtos, entrega ao consumidor final em todo o Brasil. Além de elevados níveis de serviço em áreas-chave para atender à crescente demanda por entregas mais rápidas (às vezes até no mesmo dia), o DFN também possui vantagens como pay per use, melhor conectividade e gerenciamento proativo para o cliente.

Benefícios

“O DFN permite que as empresas aproveitem a malha de transportes e armazenamento da DHL de uma forma flexível e adaptada às suas necessidades, tendo assim melhores níveis de serviço e escala. Além disso, contar com hubs de distribuição nas regiões metropolitanas, ou seja, próximos ao mercado consumidor, dá mais velocidade às entregas e aprimora a experiência de compra. Por fim, como o DFN é uma solução global, é possível, a partir da operação no Brasil, expandir os negócios para outros países”, disse Gabriela Guimarães, Vice-presidente de E-commerce da DHL Supply Chain Brasil.

A rede multicliente também oferece a opção de reduzir o risco de cadeias de suprimento ao ter acesso a hubs de atendimento em todo o país. Isso garante que os canais de vendas e distribuição do vendedor sejam menos afetados em caso de imprevistos locais.

“Podemos oferecer suporte aos clientes em toda a cadeia de suprimentos, desde manuseio e armazenamento de entrada, coleta e embalagem, entrega de última milha, bem como manuseio de devoluções, o que ajudará a acelerar e padronizar os prazos de entrega para seus consumidores finais, fator fundamental no concorrido mercado de vendas online brasileiro. O DFN permite ainda a venda a partir de qualquer canal on-line, seja ele marketplace, canal digital ou e-store e, a partir daí, a DHL estará conectada para fornecer toda a execução operacional logística. Com isso, a empresa poderá se focar somente na venda”, finaliza Gabriela Guimarães.

Além do DFN, a companhia trabalha tanto com armazenagem e e-fulfillment para e-commerce, como com entregas ao longo do processo produtivo (first mile, insumos, middle mile, transferências intermediárias e last mile).

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