Daimler Truck AG, Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, Hino Motors Ltd. e Toyota Motor Corporation anunciaram a assinatura de acordos definitivos para a integração entre Mitsubishi Fuso e Hino. A operação prevê a criação de uma nova holding (empresa dedicada à propriedade de outras empresas) listada em bolsa, com operação prevista para abril de 2026.
A fusão entre Mitsubishi Fuso e Hino será feita em condições de igualdade, com cooperação em desenvolvimento, compras e produção de veículos comerciais. Daimler Truck e Toyota terão participação de 25% cada na nova holding, que controlará 100% das duas empresas. A companhia planeja listar suas ações no mercado Prime da Bolsa de Tóquio. “Nossas quatro empresas, com o objetivo de alcançar uma sociedade de mobilidade sustentável, continuarão a criar o futuro dos veículos comerciais juntas”, diz Koji Sato, CEO da Toyota.
Karl Deppen, atual CEO da Mitsubishi Fuso, assumirá o comando da holding, que terá sede em Tóquio. Detalhes adicionais sobre a operação, incluindo o nome da nova empresa, serão divulgados nos próximos meses. O fechamento do acordo está sujeito à aprovação de acionistas, conselhos e autoridades regulatórias.
“A integração, agora decidida, da Mitsubishi Fuso e da Hino Motors é verdadeiramente histórica. Estamos unindo dois parceiros fortes para formar uma empresa ainda mais forte e moldar com sucesso a descarbonização do transporte. Juntas, a Mitsubishi Fuso e a Hino Motors têm grande potencial para alavancar escala – e escala é fundamental para vencer na transformação tecnológica do nosso setor. Karl Deppen é um líder experiente e forte que compreende toda a cadeia de valor do nosso negócio e, portanto, estou convencido de que ele pode levar a nova empresa ao próximo nível”, destaca Karin Rådström, CEO da Daimler Truck.
A parceria entre as quatro empresas busca fortalecer a competitividade do setor no Japão e na Ásia, com ganhos de eficiência em desenvolvimento, compras e produção. A holding resultante da fusão terá como foco enfrentar desafios como a descarbonização e a eficiência logística, além de impulsionar tecnologias conectadas, autônomas, compartilhadas e elétricas, incluindo hidrogênio.
“Hoje é um grande dia para todos os nossos stakeholders. Estamos moldando o setor unindo nossos pontos fortes. Com uma nova empresa forte, combinamos nossas duas marcas confiáveis, nossos recursos, competências e expertise para oferecer um suporte ainda melhor aos nossos clientes em suas necessidades de transporte no futuro. Sinto-me honrado e entusiasmado por ser o líder designado da nova empresa e sou grato pela confiança e incentivo da Toyota e da Daimler Truck para que isso acontecesse”, destaca Karl Deppen, CEO da Mitsubishi Fuso e CEO designado da nova holding.
Por fim, Satoshi Ogiso, CEO da Hino avalia que a cooperação entre as quatro empresas é uma “oportunidade única na vida”. “Além da sinergia operacional, podemos esperar uma sinergia imensurável, sintetizando nossas diferentes culturas e climas. Sob a aspiração comum, estamos confiantes em construir uma equipe forte e resiliente, que tenha empatia uns pelos outros e contribua para a sociedade. Como uma nova empresa de veículos comerciais com raízes no Japão, criamos colaborativamente um futuro cada vez melhor”, conclui.