A DAF Caminhões encerrou o ano de 2023 com bons motivos para comemorar. A montadora instalada em Ponta Grossa (PR) completou 10 anos de atuação no mercado brasileiro. E foi a única fabricante entre as Top 6 do ranking que acusou uma expansão (+22,8%) no volume de emplacamentos em relação ao ano anterior, em um mercado que recuou 14,5%. Com isso, a participação da marca no mercado nacional saltou de 5,3% para 7,7%, considerada excepcional em um mercado tão competitivo.
Idêntica performance ocorreu nos dois segmentos de atuação da DAF. Nos semipesados, os emplacamentos evoluíram de 293 unidades para 832 caminhões no biênio (+183%). Enquanto que no mercado de pesados a marca alcançou 15,5% de crescimento (6,5 mil x 7,5 mil veículos), ao contrário da média da indústria que mostrou uma queda de 15,5%.
O feito foi reconhecido com o Prêmio Lótus – Campeão de Vendas 2024, de Frota&Cia, como “Destaque do Ano” na categoria Especial. É a quarta vez que uma empresa ganha esse reconhecimento, ao longo dos 31 anos da premiação.
“Para a DAF Caminhões, é uma grande honra receber esta premiação, que chega em um momento muito especial. Em uma década de atividade conquistamos uma participação de mercado de 10,2% no segmento acima de 16 toneladas. E fomos a única montadora de pesados que cresceu no país em 2023”, comemora Luis Gambim, (foto), Diretor Comercial DAF Brasil.
Trajetória de sucesso
Na visão do executivo, isso tudo evidencia que o planejamento estratégico robusto e de longo prazo com o País fortaleceu a estruturação da companhia para superar as adversidades do mercado. “Nessa trajetória contamos com a contribuição significativa de diversos públicos, como funcionários, concessionários, fornecedores e parceiros. E a premiação consolida essa trajetória de sucesso”.
O diretor comercial explica, ainda, que o excelente desempenho da marca no ano que passou é fruto da estratégia de lançar o novo XF, em 2020, uma plataforma criada para atender a futura tecnologia Proconve 8 (Euro 6), mas adaptada para atender à legislação da época, o Proconve 7(Euro 5). Dessa forma, a entrada em vigor da nova norma de emissões em 2023 teve pouco impacto nos preços dos caminhões DAF, ao contrário dos demais fabricantes.
Além desse fator, Luis Gambim cita a inauguração do Centro de Distribuição de Peças da Paccar Parts, em 2022, que aumentou a disponibilidade de componentes na Rede DAF. Bem como a chegada em 2020 da Paccar Financial, braço financeiro do grupo que incrementou o financiamento de veículos da marca, entre outros motivos.
“Por fim e não menos importante, podemos dizer que, durante todos estes anos, sempre prezamos pela simplicidade da marca. E por colocar a satisfação dos clientes DAF e a excelência no atendimento em primeiro lugar, para garantir a confiabilidade da marca”, assegura Gambim.