Curitiba avança nos testes com ônibus elétrico

Cidade inicia operação assistida do ônibus Volvo BZL, para avaliação e eventual compra de 70 ônibus da marca até o final do ano

Ônibus elétrico

A cidade de Curitiba deu início hoje (29) aos testes do ônibus elétrico Volvo, como parte de um projeto que pretende definir até o final do ano as marcas e modelos que serão adquiridos pelos operadores locais, a partir de 2024. Até outubro, seis empresas farão demonstrações na capital Curitiba,  incluindo a BYD, Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e Higer, além da própria Volvo.

A montadora paranaense escolheu para teste o modelo BZL fabricado na Suécia, construído na versão Padron com 12,6m de comprimento e equipado com carroceria Marcopolo Attivi.  O veículo pode transportar até 90 passageiros e tem autonomia de até 300 Km, sem a necessidade de recarga. O Volvo BZL Elétrico de demonstração vem equipado com quatro packs de baterias de íon lítio de 94kW associadas a um motor elétrico de 200kW e torque de 425Nm, instalado na parte traseira.

Verba reservada

Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, operadora do sistema coletivo urbano de Curitiba,  explica que a prefeitura da cidade reservou uma verba de R$ 200 milhões para a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos,  com início de circulação previsto para junho de 2024. A cidade conta hoje com uma frota operacional de 1350 ônibus movidos a diesel, incluindo 30 unidades híbridas diesel elétrica.

“A utilização do ônibus elétrico é mais passo na política de renovação da frota da cidade, com vistas à descarbonização do transporte. Por isso, vamos avaliar as múltiplas possibilidades que existem nesse sentido e escolher uma ou mais tecnologias que atendam as nossas necessidades.

História

Ônibus elétrico
André Marques, presidente da Volvo Buses

“Temos uma longa história com a cidade de Curitiba, desde a implantação dos primeiros BRTs e as canaletas exclusivas e, muito em breve esperamos ver os nossos ônibus articulados e biarticulados elétricos Volvo circulando em nossas avenidas”, comenta André Marques, presidente da Volvo Buses.

Ônibus elétrico

 

Também presente ao evento, o prefeito de Curitiba,  Rafael Greca, manifestou sua confiança no processo de descarbonização da capital paranaense. “Vamos embarcar nessa ideia e espero que a Volvo siga nessa jornada de oferecer soluções sustentáveis para o transporte urbano. E tenha também um bom preço para ajudar na implantação dos ônibus elétricos em Curitiba.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba (PR)

Leia também: VWCO promoveu a 4ª edição de capacitação para implementadores

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!