Confira as 10 estradas mais perigosas do Brasil, segundo a CNT

O presidente Jair Bolsonaro esteve na Bahia nesta terça-feira (28), para fazer a inauguração da Estação Cidadania, na cidade de Teixeira de Freitas,

Estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revela as 10 estradas mais perigosas do Brasil. Essas rodovias foram consideradas assim, por somarem o maior número de mortes e acidentes. Elas atravessam 22 estados e, apesar de terem características diferentes, o que elas possuem em comum é déficit na infraestrutura.

No ano passado, essas mesmas vias contabilizaram uma média de 14 mortes por dia, um total de 5.287 vidas perdidas em 63.447 acidentes. Segundo a CNT, isso gerou em prejuízo monetário R$ 10,22 bilhões.

“Estudos feitos pela CNT mostram que problemas na sinalização, na conservação das rodovias e traçados ruins podem dobrar os riscos de acidentes”, afirma Alysson Coimbra, diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra) e coordenador da Mobilização Nacional de Médicos e Psicólogos Especialistas em Trânsito.

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Além disso, ainda segundo o diretor da Ammetra, parte dessas mortes poderiam ser evitadas se houvesse investimento na revitalização e melhoria na infraestrutura da sua malha viária. Entretanto, o cenário apresentando durante o evento do Maio Amarelo realizado pela CNT, mostra um movimento oposto. “O atraso em 60% das obras viárias e uma drástica redução no orçamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além da redução da fiscalização de trânsito nas rodovias federais, colocam o Brasil ainda mais distante de atingir a meta da ONU para redução de mortes e acidentes”, comenta o especialista em medicina do tráfego.

Gastos com acidentes

Em 2020, o Brasil gastou mais custeando acidentes de trânsito do que com melhoria nas rodovias. “Investir em infraestrutura salva vidas. Estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) revela que aplicar R$ 500 milhões na instalação de estruturas simples como cilindro delimitador entre as faixas, sonorizador longitudinal e defensa rodoviária em trechos perigosos das rodovias federais reduziria drasticamente o número de mortes. Há saída e ela é mais barata que custear os acidentes”, aponta Coimbra.

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O Brasil tem uma malha viária com cerca de 1,4 milhão de quilômetros, boa parte sucateada. Esse cenário, somado ao aumento da imprudência no trânsito e  à deterioração da saúde dos nossos condutores, amplifica os riscos de mortes e acidente, de acordo com Coimbra.

Confira, abaixo, o ranking das rodovias mais perigosas do Brasil segundo estudo da Confederação Nacional do Transporte:

BR-116 (cruza 10 estados, indo do Ceará ao Rio Grande do Sul)

BR-101 (cruza por 12 estados, indo do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul)

BR-153 (cruza 8 estados, indo do Pará até o Rio Grande do Sul)

BR-381 (cruza 3 estados, indo do Espírito Santo até São Paulo)

BR-316 (cruza 5 estados, indo do Pará até Alagoas)

BR-163 (cruza 6 estados, indo Rio Grande do Sul até o Pará)

BR-364 (cruza 6 estados, indo de São Paulo até o Acre)

BR-277 (cruza o estado do Paraná)

BR-262 (cruza 4 estados, indo do Espírito Santo até o Mato Grosso do Sul)

BR-040 (cruza o Distrito Federal e 3 estados, indo de Brasília até o Rio de Janeiro)

Fonte: Autoo

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