Com restauração finalizada, ponte aumenta a conexão entre Brasil e Argentina

Exportações brasileiras destinadas a Argentina e Chile, via ponte, entregue nesta sexta-feira, 31, totalizaram U$ 5,6 bilhões de dólares em 2022

Após cinco meses de obras, a ponte internacional Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo, teve seu tráfego plenamente liberado nesta sexta-feira,31. Prioridade do governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, a restauração da ponte internacional, localizada entre as cidades de Uruguaiana (RS) e Paso de Los Libres (ARG), na BR-290/RS, vai propiciar o aumento das trocas comerciais entre os dois países.

“Isso que aconteceu com a ponte de Uruguaiana, aconteceu em muitos lugares do país. Este ano nós teremos R$ 22 bilhões para investimentos. Estamos juntos nessa batalha, sob orientação do presidente Lula, para reconstruir e unir o país e fazer o Brasil crescer novamente e trazer, sobretudo para o Brasil, o espírito de liderança generosa que nós sempre tivemos com relação aos nossos vizinhos”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Com uma infraestrutura eficiente, o transporte de mercadorias e produtos será facilitado, resultando em um aumento no comércio bilateral, a partir dos projetos. Parte da ponte havia colapsado em setembro do ano passado. A partir da liberação de R$ 6,3 milhões, o Ministério dos Transportes, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), conseguiu recuperar a estrutura que fica em território brasileiro.

A alfândega de Uruguaiana tornou-se em 2022 o maior porto seco do Brasil e as exportações brasileiras destinadas a Argentina e Chile, via ponte, totalizaram U$ 5,6 bilhões de dólares. Só em 2022, segundo o DNIT, passaram pela ponte internacional cerca de 270 mil veículos e média de 740 caminhões por dia.

Nomeada a partir dos dois ex-presidentes responsáveis pelo início da obra – Getúlio Vargas pelo lado brasileiro, e Agustín Pedro Justo pela Argentina –, a ponte ganhou reforço dos pilaretes, vigas, lajes e arcos de sustentação, bem como outras melhorias que vão garantir segurança viária aos usuários e fluidez do trânsito com a liberação total do tráfego.

Mais conectividade

Na mesma cerimônia, que contou com a presença do diretor-geral substituto do DNIT, Fabrício Galvão, com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, com o embaixador brasileiro no país vizinho, Reinaldo Salgado, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, entre outras autoridades, ocorreu a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova ponte, agora ligando Uruguaiana e Itaqui. Ela atravessará o rio Ibicuí, na BR-472/RS.

Também incluída no Plano de 100 Dias, a nova estrutura ficará ao lado da ponte atual, que será desativada. A previsão é de que a obra seja concluída em três anos. O valor apresentado pela proposta vencedora foi de aproximadamente R$ 221,4 milhões pelo Consórcio Nova Ponte Ibicuí.

Ao Rio Grande do Sul, somando orçamento e restos a pagar, o total para 2023 para o estado chega a R$ 1,7 bilhão, mais de três vezes o aplicado no Rio Grande do Sul em 2022. Os valores serão executados pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

 

 

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