Clariant e Scania comprovam viabilidade dos primeiros caminhões a etanol

    A Clariant, empresa que atua com especialidades químicas, e a Scania, fabricante de veículos pesados, comemoram os resultados gerados pela parceria estabelecida no ano passado, que consiste no investimento em tecnologias sustentáveis para o transporte de cargas.

    Em meados de 2015, a Clariant adquiriu três caminhões da Scania, modelo P 270 4×2, movidos a etanol – os primeiros comercializados pela Scania na América Latina. Os Ecotrucks realizam o carregamento de isotanques, com capacidade para 25 mil litros de produtos químicos, levando-os até a frota rodoviária de caminhões que parte para as entregas nos clientes da empresa. O transporte de produtos químicos ocorre dentro da unidade da Clariant em Suzano-SP, o maior complexo industrial da empresa na América Latina.

    Após cerca de um ano desde sua implantação, os Ecotrucks confirmaram a redução de aproximadamente 90% nas emissões de CO2, em comparação com os motores a diesel utilizados anteriormente. “A Clariant vem fazendo história na América Latina com esta operação inédita, que vem reconhecendo o potencial do caminhão a etanol no dia a dia”, diz Celso Mendonça, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.

    O etanol combustível utilizado pelos caminhões da Scania possuem em sua composição o aditivo Master Batch ED 95, fabricado pela Clariant no Brasil. A produção local foi fundamental para a viabilidade do projeto, que gerou uma otimização de custos e de logística. O aditivo permite que motores desenhados para consumir diesel utilizem etanol hidratado, ajustando as características do combustível às necessidades do motor.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!