Chile e Equador têm queda nas vendas de veículos comerciais em 2024

Por outro lado, Peru registrou aumento de 5,3%

Enquanto o mercado brasileiro anotou números bem positivos em relação a venda de veículos comerciais no último ano, alguns países da América do Sul como Chile e Equador não tiveram o desempenho tão bom.

No Chile, de acordo com ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), houve uma queda de 9,3% em relação à 2023. No total foram 12.203 caminhões e 2.064 ônibus. O motivo, apontado pela Associação, foi a fraca confiança dos empresários, junto com as baixas taxas de invesmentos. Principalmente na parte de ônibus (-32,8%), o resultado abaixo do espero está associação à menor renovação do sistema RED Movilidad, referente ao transporte urbano coletivo de Santiago.

A líder de mercado em caminhões segue sendo a Mercedes-Benz com 14,5% de participação (1768 unidades no total). Seguida pela Volvo, com 1.301 unidades (10,7%)

No Equador as notícias não são muito diferentes. De acordo com dados divulgados pela AEADE (Associação da Empresas Automotores do Equador), a comercialização de veículos comerciais tiveram queda de 5,1%, com um total de 14.850, sendo 9.240 caminhões.

A Hino foi a líder no segmento de caminhões, com 1.856 unidades, seguida pela Sinotruk, om 1.697, pela Chevrolet, com 1.433, e pela JAC, com 1.097 unidades.

Peru com bons números

Em contrapartida, outro país sul-americano, o Peru, terminou 2024 em comemoração. Isso porque o mercado registrou a venda de 18.247 caminhões e ônibus, significando uma alta de 5,3% em comparação a 2023. Só em dezembro foram 1.571 unidades. Entre os motivos destaca-se a recuperação de vários setor econômicos do país.

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