Enquanto o mercado brasileiro anotou números bem positivos em relação a venda de veículos comerciais no último ano, alguns países da América do Sul como Chile e Equador não tiveram o desempenho tão bom.
No Chile, de acordo com ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), houve uma queda de 9,3% em relação à 2023. No total foram 12.203 caminhões e 2.064 ônibus. O motivo, apontado pela Associação, foi a fraca confiança dos empresários, junto com as baixas taxas de invesmentos. Principalmente na parte de ônibus (-32,8%), o resultado abaixo do espero está associação à menor renovação do sistema RED Movilidad, referente ao transporte urbano coletivo de Santiago.

No Equador as notícias não são muito diferentes. De acordo com dados divulgados pela AEADE (Associação da Empresas Automotores do Equador), a comercialização de veículos comerciais tiveram queda de 5,1%, com um total de 14.850, sendo 9.240 caminhões.
A Hino foi a líder no segmento de caminhões, com 1.856 unidades, seguida pela Sinotruk, om 1.697, pela Chevrolet, com 1.433, e pela JAC, com 1.097 unidades.
Peru com bons números
Em contrapartida, outro país sul-americano, o Peru, terminou 2024 em comemoração. Isso porque o mercado registrou a venda de 18.247 caminhões e ônibus, significando uma alta de 5,3% em comparação a 2023. Só em dezembro foram 1.571 unidades. Entre os motivos destaca-se a recuperação de vários setor econômicos do país.