MAN começa a publicar dados de testes com caminhões autônomos

Principal foco dos estudos da MAN é a transporte hub-to-hub

caminhões autônomos MAN

Pela primeira vez na história uma fabricante de caminhões publicou um conjunto de dados sobre testes com caminhões autônomos no mundo. A MAN abriu um conjunto de 747 cenas de sensores e veículos de acionamentos de desenvolvimento para direção autônoma para fabricantes, universidades e desenvolvedores de software. Assim, ajudando o avanço nos estudos acerca do tema.

Esses dados da MAN mapeiam os testes em rodovias alemãs e operações em ambientes terminais, como entregas em hubs logísticos. Este último é o grande ponto de foco de estudo da própria MAN. Em termos técnicos, o conjunto de sensores consiste em dados de quatro câmeras, seis lidars, seis radares, duas unidades de medição inercial para determinar a posição no espaço circundante (IMS) e dados de sistema global de navegação por satélite (GNSS) de alta precisão.

Alguns anos de estudos sobre caminhões autônomos

Entre 2018 e 2020, a MAN desenvolveu e testou um caminhão autônomo em movimentação de contêineres nas instalações do Porto de Hamburgo (ALE) em um projeto conjunto de pesquisa e desenvolvimento com a Hamburger Hafen und Logistik AG.

De 2019 a 2023, o projeto ANITA com os parceiros Deutsche Bahn, Fresenius University of Applied Sciences e Götting KG focou na integração digital completa de um caminhão autônomo no processo logístico de movimentação de contêineres da estrada para a ferrovia.

E desde 2022, a MAN tem trabalhado com onze parceiros no projeto de financiamento ATLAS-L4 para desenvolver um caminhão autônomo para uso no transporte rodoviário entre centros logísticos.

E no Brasil

Algumas empresas já tem usado veículos autônomos de todo tipo em suas fábricas, mas o último grande lançamento neste quesito foi o caminhão autônomo da Randon AT4T apresentado na FENATRAN 2024. Abaixo você acompanha o Walkaround exclusivo que fizemos durante a feira, mostrando todos os detalhes.

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