CAIO Barra Bonita completa sete anos de atividades

Foram cerca de 3 mil ônibus produzidos no período

No final do segundo trimestre de 2015, eram iniciadas as atividades na unidade fabril da Caio em Barra Bonita, com investimento inicial de mais de R$ 30 milhões destinados à instalação da área produtiva, melhorias estruturais e implantação de processos. A assinatura da escritura definitiva de transferência da área, localizada no Distrito Industrial da cidade, aconteceu em junho de 2021. 

Maurício Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio, comenta: “A cidade de Barra Bonita ofereceu incentivos para que o Grupo realizasse a implantação de uma filial da Caio e, em contrapartida, durante esses sete anos de atividades investimos na estrutura e nas pessoas, proporcionando geração de empregos, qualificação profissional e benefícios para nossos colaboradores, familiares e população da cidade”.

Com uma planta fabril estruturada, a Caio Barra Bonita tem know-how para a fabricação de modelos de todo o portfólio de produtos da marca. “Nossos processos são enxutos e versáteis, personalizáveis para cada modelo de produto Caio. Isso se tornou possível devido à evolução da unidade fabril e ao nosso time polivalente, colaborando sempre para que possamos enxergar o processo de forma criteriosa, com foco na melhoria continua, agilidade e padronização nas montagens. Assim, garantimos que os produtos estejam sempre dentro do alto padrão de qualidade que a Caio entrega ao mercado”, pontua o gerente de produção da Caio Unidade Barra Bonita, Carlos Kusma.

Além da Caio, a unidade ainda abrange as filiais da Busscar, fabricante de ônibus para os segmentos rodoviário, fretamento e turismo, e da Tecglass, fabricante de vidros de segurança temperados planos (VST), que fornece o componente para outras empresas do Grupo. Desde que a unidade filial entrou em operação até os dias atuais, foram produzidos cerca de 3 mil ônibus, das marcas Caio e Busscar.

Força de trabalho

Isabel Silva, responsável pelo setor de Gente & Gestão da unidade, aborda sobre a evolução relacionada à força de trabalho: “Somando as três empresas do Grupo, hoje somos aproximadamente 250 colaboradores diretos e indiretos, sendo a maioria da Caio. Se compararmos com o primeiro ano de atividades, tivemos um aumento de aproximadamente 220% no número de colaboradores. Isso é importante para a economia de nossa região e fortalece a Caio como marca empregadora”.

Gean Carlos Borges da Silva, colaborador do setor de Métodos e Processos, está desde o início das atividades e conta como foi acompanhar a evolução da empresa: “Em 2015, a Caio Barra Bonita era uma planta recém inaugurada e nós, colaboradores, vivemos com entusiasmo essa nova experiência, cheia de aprendizados e multiplicação de conhecimentos. Lembro que, assim que começamos cada processo, estávamos ansiosos para ver o primeiro ônibus a ser produzido, o que realmente foi muito satisfatório! Fomos conquistando experiência e com isso conseguimos aumentar a diversidade de carrocerias fabricadas. Iniciamos produzindo para a Caio, o Foz em diferentes versões; o Apache Vip; o Mondego e o Millennium. Mais recentemente, produzimos para a Busscar o El Buss FT. Tenho orgulho em fazer parte desse time e dessa história, por saber que juntos conseguimos ir mais longe”.

A empresa tem potencial estimado para produzir 5 unidades a cada turno de trabalho, totalizando a capacidade de 10 ônibus/dia.

LEIA MAIS: CNT se posiciona sobre decisão do STF sobre a Lei dos Caminhoneiros

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!