Busscar investiu R$ 50 mi para desenvolver novos modelos

Para executivo, a família NB1 será "a cara do ônibus brasileiro"

A Busscar anunciou nesta quinta-feira, 25, que investiu R$ 50 milhões na concepção da nova família NB1 Busscar, que teve como dois lançamentos os modelos Vissta Buss 345 e o Vissta Buss 365. Para viabilizar o projeto dos modelos, a fabricante catarinense de carrocerias de ônibus rodoviários, contou com a experiência do designer José Carlos Bohrer, do escritório Projeform, que se debruçou no projeto desde 2016 até chegar a um produto que agradasse a Busscar. “Para desenvolver dentro da Busscar, levou uns três a quatro anos”, diz Paulo Corso, diretor comercial da companhia.

A linha NB1 apresenta um CX de 0,38 – podendo chegar a 0,36, dependendo dos opcionais da carroceria – e força de arrasto de 4,2%, que pode representar uma economia significativa no consumo de combustível, pneus e componentes de operação. ]

Outro item, o aerofólio, também coopera na performance da aerodinâmica. “Projetamos uma traseira mais alta, inclinada para a frente e um aerofólio que vai além da estética, pois tem a sua funcionalidade”, explica Bohrer.

Outros destaques dos modelos são o conjunto óptico de iluminação dianteira e faróis em full LED, a iluminação lateral e o retrovisor com desenho aerodinâmico e de maior visibilidade.

Segundo Corso, a nova família NB1 traz consigo o que na Busscar é chamado de “qualidade não percebida”, remetendo à durabilidade do modelo. “A família NB1 será a cara do ônibus brasileiro, com elementos que tornam a carroceria mais leve”, afirma Corso.

Bohrer explica que as inovações foram implementadas cuidadosamente nos modelos. “Foram colocadas coisas novas, mas sempre zelando pela funcionalidade. O peso, por exemplo, exige reforços estruturais para seguir a norma R6602, que mudou o negócio do peso”.

Corso explica que o  Vissta Buss 345 e o Vissta Buss 365 são somente os dois primeiros modelos. “O restante da linha é para 2024”, revela.

Ele, no entanto, comentou os desafios que o setor vem enfrentando em relação ao Euro 6. “Estamos sofrendo pela falta de chassis Euro 6, falta de material. Já estamos no meio do ano e não tem chassis Euro 6 no mercado”, observa, lembrando que a alta das taxas de juros também como um entrave nos negócios.

A empresa, no entanto, planeja para 2024, que os modelos Vissta Buss 400 e Vissta Buss DD sejam incorporados na nova família NB1 Busscar, e serão produzidos apenas em chassis Euro 6.

 

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