Buenos Aires inaugura frota de ônibus elétricos da Agrale

Fornecimento de 82 veículos zero emissão para o TramBus marca a maior aposta da capital argentina em mobilidade sustentável e integração modal

Por Gustavo Queiroz

- novembro 25, 2025

Agrale no Sistema TramBus de Buenos Aires

A Agrale deu início ao processo de entrega dos primeiros ônibus 100% elétricos que irão compor a frota do novo Sistema TramBus de Buenos Aires, na Argentina. A licitação, que prevê o fornecimento total de 82 veículos zero emissão, teve suas primeiras unidades entregues.

A frota será composta por 60 ônibus do modelo MT 17.0 LEe, com capacidade para transportar 75 passageiros, e mais 22 unidades articuladas do modelo MT 27.0 LEe, com capacidade significativamente maior, para 135 pessoas.

Do ponto de vista técnico, os ônibus elétricos possuem uma autonomia de 270 quilômetros. O chassi foi desenvolvido pela Agrale Argentina S.A., enquanto o conjunto de propulsão elétrica, componente crítico para a performance do veículo, foi criado em parceria com a empresa britânica Equipmake LTD.

A carroceria é produzida pela TodoBus S.A., do Grupo DOTA, resultado de uma colaboração de longa data com a Agrale Argentina. Esta integração de expertise visa unir a construção de estruturas leves e eficientes às soluções da Agrale para veículos urbanos, culminando em um produto completo e moderno adequado às demandas do transporte público portenho.

O Sistema TramBus, que será operado exclusivamente com ônibus elétricos, foi concebido para atuar como um complemento em superfície à rede de metrô. Esta integração multimodal busca ampliar a eficiência do transporte público, oferecendo uma alternativa moderna e sustentável, representando um avanço significativo para a mobilidade urbana na capital.

Agrale MA 17.0
Agrale MA 17.0 | Foto: Divulgação

Presença

Antes deste fornecimento de grande escala, a Agrale já havia estabelecido uma presença no segmento de mobilidade elétrica em Buenos Aires com a entrega de 12 micro-ônibus elétricos. Essas unidades menores, com 7,5 metros de comprimento e capacidade para 20 passageiros, atendem às rotas do centro histórico e a um circuito especial dedicado ao programa de visitação aos museus. Este trajeto específico conecta instituições culturais icônicas, incluindo o Museu Nacional de Belas Artes, o MALBA (Museu de Arte Latino-Americana) e o Museu de Arte Moderna.

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