Bridgestone explica a importância de realizar rodízio nos pneus

    A Bridgestone acaba de divulgar um conjunto de dicas para prolongar a vida útil dos pneus. A fabricante destaca o rodízio como uma das principais formas de garantir a segurança do motorista e dos passageiros, já que o procedimento permite que o desgaste ocorra de maneira estável, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem. 
     
    O rodízio de pneus consiste na troca de posição entre os pneumáticos conforme o seu modelo (radial ou diagonal); tipo (simétrico, assimétrico ou unidirecional) e tração (dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas). Além disso, é recomendável que cada pneu passe por todas as posições de montagem para equilibrar os desgastes, incluindo o estepe.
     
    A fabricante destaca que o ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na falta deste, o procedimento pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais.
     
    O Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, destaca que “sempre que o rodízio for realizado, é necessário alinhar e balancear as rodas, verificar e ajustar a pressão de inflação (utilizando o valor indicado pelo fabricante do veículo de acordo com a carga transportada), checar as condições das rodas (se não possuem amassados ou trincas, por exemplo) e das válvulas de ar”.
     
    Os esquemas a seguir indicam os rodízios recomendados de acordo com cada caso:
     
    Observações:
     
    1: As linhas tracejadas indicam trocas alternativas que podem ser feitas em lugar das indicadas pelas linhas sólidas.
    2: Pneus assimétricos: usam os mesmos esquemas de pneus normais (simétricos) já que o rodízio manterá o lado externo montado na parte externa, pois o pneu não é desmontado da roda (não deve ser invertido no aro). 
    3: Pneus unidirecionais: usar os esquemas acima, mas se houver necessidade de passar para o lado oposto, deverão ser desmontados e invertidos no aro. 
    4: Pneus assimétricos e unidirecionais: pneus que são ao mesmo tempo assimétricos e unidirecionais devem seguir os esquemas de pneus unidirecionais. 
    5: Veículos 4×4: executa-se o rodízio em “X” dos quatro pneus (caso não sejam unidirecionais).
    6: Veículos com medidas diferentes nos dois eixos: o rodízio é feito trocando-se os pneus do mesmo eixo entre si.

     

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