A Braspress foi pioneira quando instalou o primeiro SORTER setembro de 2004 em sua filial São Paulo, e depois em junho de 2009, quando instalou o maior SORTER da América Latina no Rio de Janeiro, com 4,7 quilômetros de extensão e capacidade para 8.400 volumes por hora.
Segundo Luiz Carlos Lopes, Diretor de Operações da Braspress em Tamboré foram instalados dois Compacts SORTER que totalizam 318 metros de esteiras e contam com 32 linhas de saída, sendo duas rejeições.
‘’Cada equipamento tem uma capacidade de produzir 45 volumes/minuto. No SORTER de Tamboré, os volumes também são devidamente identificados com códigos de barra, sendo colocados manualmente no transportador de entrada; onde, no decorrer do processo, são pesados e reconhecidos dinamicamente, com velocidade e fluxo constantes. Em seguida, são transportados até as plataformas de carregamento, onde são manualmente retirados dos transportadores de saída e carregados em veículos, ou consolidados nas plataformas para posterior carregamento”, explicou.
Entre os ganhos do sistema, ele citou uma enorme redução no tempo das operações, sensível aumento da segurança e rastreabilidade das encomendas, proporcionando maior precisão e interface IHM (Interface Homem-máquina), além de considerável redução das perdas com extravios e avarias.
Outra vantagem citada foi o aumento da capacitação humana, com a melhoria na qualificação dos profissionais e a melhor qualidade de vida, já que os colaboradores passaram a fazer menores esforços físicos.
Divulgação