Segundo informações da JATO Dynamics do Brasil, China lidera o ranking com mais de 12 milhões de carros vendidos no acumulado do ano e 1,19 milhão de veículos emplacados em novembro apesar da queda de 9,6% se comparado a igual período de 2010. Logo atrás estão os Estados Unidos e Japão demonstrando uma significativa recuperação nas vendas do mês com crescimento de 13,9% e 22,1%, respectivamente. O Brasil subiu para a quarta colocação no ranking do mês apesar da queda de 2% se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Alemanha voltou para a quinta colocação com aumento nas vendas de 3,8% comparado ao mesmo mês de 2010. A Índia e a Rússia, na sexta e sétima posição, apresentaram resultados positivos de 7,8% e 26,2% nas vendas em novembro em relação ao mesmo período do ano passado.
Nas últimas posições, entre os 10 maiores, estão a França, Grã-Bretanha e Itália, todas apresentando queda nas vendas do mês com 4,9%, 1,4% e 10,1% veículos vendidos a menos, respectivamente.
”A crise financeira sem precedentes que afeta a Europa, em especial a zona do Euro, parece passar despercebida pela Alemanha, quando constatamos que as vendas acumuladas em 2011 aponta a marca de 9,6% de aumento em relação a 2010, totalmente na contramão daquele continente”, afirma João Carlos Rodrigues, Diretor Presidente da Jato Dynamics do Brasil.
Redação Frota Online