No ano passado foram registrados 25.970 casos de roubo de cargas no Brasil, totalizando um prejuízo de R$ 1,57 bilhão. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (NTC&Logística) durante o XVIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas.
Rio de Janeiro e São Paulo, juntos, somam 81,56% das ocorrências – somados Minas Gerais e Espírito Santo, a região sudeste lidera, com folga, a estatística, com 85,5% dos casos. A região Nordeste ficou com 5,83% dos casos, seguido pelo Sul (5,55%), Centro-Oeste (2,46%) e Norte (0,63%).
As ocorrências cresceram: em 2016, foram 24.575 casos de roubos de carga registrados, segundo o levantamento da entidade. Em 2015, 19.248 e em 2014, 17.432.
De acordo com Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC, as cargas mais visadas são produtos alimentícios, cigarros, combustíveis, eletrônicos, produtos farmacêuticos, bebidas, têxteis e confecções, autopeças e produtos químicos.
“A situação é bastante preocupante e vem se agravando ano após ano. Medidas precisam ser tomadas com urgência para viabilizar o transporte de segurança no país”, afirmou Souza ao portal da NTC&Logística.