BorgWarner lança linha de turbos com tecnologia Ball Bearing

A produção começou neste mês de setembro, na fábrica de Itatiba (SP)

Tech Center da BorgWarner

Ciente dos possíveis caminhos rumo à descarbonização no Brasil, a BorgWarner apresentou, nesta última terça-feira (6), o início da produção de uma linha de turbo compressores que reduz o consumo de combustíveis e melhora a dirigibilidade.

A iniciativa é fruto da parceria entre a subsidiária brasileira e a unidade da empresa em Bradorf (Inglaterra) que resultou no compartilhamento de conhecimentos para o inicio de desenvolvimento da nova linha com a engenharia local, para  fins de implementação e adaptação do componente para produção no país.

DESCARBONIZAÇÃO NECESSÁRIA

Segundo dados do Observatório do Clima, o setor de transportes foi responsável por 13% das emissões do país em 2019 e, deste total, 91% foram provenientes do transporte rodoviário. A chegada do Conama P8, ou Euro 6, aumenta ainda mais os holofotes para a descarbonização.

O movimento incentiva a busca de soluções tecnológicas com vistas à redução das emissões de gases estufa na atmosfera, onde o turbo compressor desempenha um importante papel. De acordo com o Relatório Anual de Sustentabilidade 2022 produzido pela BorgWarner, os turbo compressores fabricados e vendidos pela empresa em 2021 possibilitaram reduzir a emissão de carbono em aproximadamente 18 de milhões de toneladas métricas.. 

A nova geração de turbos integra a série B70H da marca, projetada para uso exclusivos em veículos extra pesados. A novidade é a adoção da tecnologia Ball Bearing, muito usada na Fórmula Indy, que melhora ainda mais a performance do componente.

Turbo compressor com Ball Bearing da BlogWarner
Ball Bearing substitui a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de rolamento.

MENOS COMBUSTÍVEL, MAIS TORQUE

A tecnologia Ball Bearing, aplicada na válvula Wastgate, é um sistema de rolamentos nos mancais do turbo compressor que permite um aumento de eficiência da turbina, reduzindo o consumo de combustível. O resultado, segundo a empresa, é redução do fluxo de óleo em cerca de 50%, a entrega de cerca de 25% a mais de torque e a melhoria da  combustão.

Luis Fernando Pinto, Supervisor de Engenharia da BorgWarner, comenta que além de reduzir o consumo de combustível, outro benefício do componente é a diminuição no tempo do torque máximo, que contribui para o aumento da dirigibilidade do veículo.

A produção do B70H na fábrica de Itatiba é um marco importante para a empresa no Brasil. Existe uma tendência de aumento na produção dos turbos no país. Por isso, o nosso compromisso em oferecer soluções mais limpas produzidas localmente”, declara de outro lado o Diretor Geral para Emissions, Turbo e Thermal Systems da empresa, Wilson Lentini.

Luis Fernando Pinto e Wilson Lentini durante evento de lançamento do Ball Bearing
Luis Fernando Pinto (esquerda) e Wilson Lentini (direita) durante evento de lançamento do Ball Bearing

A BorgWarner admite que está em tratativas com diversas marcas parceiras para fornecimento do novo produto, sem revelar nomes. “São grandes montadoras conhecidas. A produção começou em setembro, então entre 3 e 5 meses a gente deve ver em caminhões.” completa Lentini.

Os novos turbos B70H estão em sintonia com as politicas ESG, cada vez mais adotadas por empresas do ramo automotivo, bem como por transportadoras de cargas e passageiros. Produtos pensados para reduzir as emissões de CO² serão cada vez mais destacados com foco em um futuro mais limpo e mais saudável.

Fábrica da BorgWarner em Itatiba
Fábrica da BorgWarner em Itatiba

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