BorgWarner começa a produzir embreagem viscosa no Brasil

Nacionalização incrementa estratégia de expansão de portfólio e de participação no mercado

Nacionalização incrementa estratégia de expansão de portfólio e de participação no mercado

De olho na demanda crescente do mercado original do segmento de veículos comerciais a BorgWarner inicia a produção de embreagens viscosas eletrônicas no Brasil, em sua planta industrial localizada em Itatiba, no interior paulista, na qual investiu R$ 70 milhões para receber novas linhas de produtos, incluindo a nacionalização desse componente.

Utilizada em caminhões, ônibus e no segmento de veículos fora de estrada, como máquinas agrícolas e de construção, a embreagem Visctronic, até agora importada, atende os requisitos de emissões do Proconce P7 e representa a nova geração de embreagens com controle eletrônico, que ajuda na economia de combustível e na redução de ruído, devido ao controle efetivo da velocidade da hélice quando há necessidade de arrefecimento do motor.

“Um dos principais fatores para podermos produzir a tecnologia no Brasil foi a construção do centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em Itatiba. As novas instalações contribuíram para a realização de testes de validação dos produtos, além de garantir a qualidade para atender à demanda da indústria nacional”, declara Arnaldo Iezzi, diretor geral da BorgWarner no Brasil.

O objetivo da empresa, cujo novo componente nacional pertence à divisão Thermal Systems (ventiladores e embreagem viscosa) é aumentar o portfólio de produtos neste segmento, ampliando a participação deste mercado na América do Sul em cerca de 15%. Além da embreagem eletrônica, a divisão também produz na planta de Itatiba a embreagem viscosa bimetálica que também atende o segmento de veículos comerciais leves, como picapes e vans.

A peça, agora nacional, será fornecida aos mesmos clientes tanto do segmento de caminhões quanto os de máquinas agrícolas que a BorgWarner já atendia quando a embreagem fazia parte da lista de produtos importados. Visando o aumento de participação no mercado, a fabricante informa que já iniciou negociações com os novos entrantes da indústria de veículos.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!