BBM Logística alcança receita de R$ 396,6 milhões no trimestre

Operador logístico teve uma alta de 12% em relação ao mesmo período do ano passado; Ebitda cresce 60,2%

A BBM Logística anunciou na segunda-feira, 8, que encerrou o primeiro trimestre de 2023 com R$ 396,6 milhões em receita líquida – crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2022. A companhia, considerada um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Brasil e do Mercosul, teve um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) de R$ 26,5 milhões entre janeiro e março deste ano, 60,2% superior ao mesmo período do ano passado.

Segundo a empresa, o primeiro trimestre de 2023 foi marcado pelo agravamento do cenário macroeconômico devido a uma crise de crédito que se somou a um baixo crescimento econômico, uma taxa de juros reais elevada e uma retração do mercado após os diversos pedidos de recuperação judicial. “Ainda assim, nós avançamos em nosso plano de crescimento, mantendo a carteira de clientes, suas margens e ampliando a participação da companhia no mercado.”, diz Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.

Evolução das receitas

A empresa teve crescimento de 30% das receitas nas operações florestais no 1º trimestre de 2023. Nas operações dedicadas, a receita líquida avançou 17% em relação ao 1º trimestre de 2022, e totalizou R$ 150,8 milhões no trimestre. No segmento de Transporte, foi possível avançar cerca de 9,1% em relação ao 1º trimestre de 2022, mesmo com os desafios nesse ambiente de negócios.

O pipeline, mapa das etapas do processo comercial da empresa,  se manteve bastante aquecido, com a conquista de 882 novos negócios, adicionando um potencial de receita de R$ 192 milhões. A companhia conta, ainda, com cerca de R$ 825 milhões de backlog de receita de negócios em implantação ou em ramp-up. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida/Ebitda, se manteve praticamente estável em relação ao trimestre anterior, passando de 2,72x no 4o trimestre de 2022, para 2,78x no 1º trimestre de 2023.

A expectativa da companhia é de que a alavancagem volte a cair ao longo dos próximos trimestres, seja pela sazonalidade natural dos negócios ou pelos novos negócios provenientes dos acordos comerciais atualmente em curso.

Wrobleski afirma que a companhia está trilhando os objetivos determinados. “Estamos com um desempenho em linha com o planejado e seguimos desenvolvendo e avançando nos nossos negócios, apesar dos desafios impostos pelo mercado,”, finaliza o executivo.

 

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