ARTESP alerta para excesso de velocidade em praças de pedágio

A agência passou a exigir medidas extras de segurança nos contratos de concessão para reduzir o número de incidentes

Praças de pedágio
Foto: Estradas

Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) aponta que em 2021 e 2022 ocorreram 1.406 acidentes nas praças de pedágio. Deste total, 834 foram choques contra as estruturas das praças, cancelas e veículos e 59 foram contra a cabine. Por isso, a agência alerta para atenção e cautela por parte dos motoristas no momento de passar pelas praças de pedágio.

Para diminuir estes índices, e manter a segurança dos usuários e dos colaboradores que atuam nas praças, o Programa de Concessões do Estado de São Paulo começou a exigir nos contratos firmados a partir de 2019 a implantação de medidas extras de segurança, como a instalação de lombadas eletrônicas que detectam a velocidade do veículo e podem até gerar multas, caso o motorista esteja acima do limite permitido, que é de 40 km/hora. A fiscalização também pode ser feita em operações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv)

“O excesso de velocidade é um dos principais causadores de acidentes nas praças de pedágio e pode gerar colisões graves, não somente com veículos parados mas também com a cabine ou cancelas, além de trazer riscos para os operadores que fazem o atendimento aos motoristas. Por isso, a conscientização e ações de segurança são essenciais para a redução destes índices”, alerta Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.

Leia também: São Paulo adota Sistema de Notificação Eletrônica a partir de hoje

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!