Volume estimado de negócios somou R$ 14,6 bilhões segundo os organizadores, evidenciando um aumento de 7% em relação à edição anterior
A 30ª edição da Agrishow, encerrada na última sexta-feira (02), em Ribeirão Preto (SP), não apenas consolidou sua posição como uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, mas também se tornou palco de importantes novidades no setor de veículos comerciais voltados para o agronegócio. Em um cenário onde a eficiência, a sustentabilidade e a tecnologia embarcada ganham cada vez mais relevância, as montadoras apresentaram soluções inovadoras em caminhões e utilitários, visando otimizar o trabalho no campo e impulsionar a produtividade.
Com um volume recorde de R$ 14,6 bilhões em intenções de negócios, um aumento de 7% em relação ao ano anterior, a Agrishow 2025 contou com a participação de mais de 800 marcas de produtos e serviços para o setor. Além da presença de mais de 197 mil participantes e delegações estrangeiras, de mais de 50 países. A iniciativa demonstrou a pujança do agronegócio brasileiro e o apetite do setor por novidades que agreguem valor às operações.
Picapes mostram sua força no campo
Entre os fabricantes de picapes, a Fiat levou para a Agrishow 2025 toda a sua linha de utilitários, com destaque para as diferentes versões da Strada, Toro e Titano. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto e realizar test drives nos modelos, que combinam força, versatilidade e tecnologia para atender às diversas necessidades do produtor rural. A conectividade e os recursos de assistência ao motorista também foram pontos altos nos veículos expostos.
Outra montadora que chamou a atenção no segmento de picapes foi a Ford, que realizou a primeira exibição das novas picapes Tremor no evento. A F-150 Tremor e a Maverick Tremor, com seus designs robustos e recursos off-road aprimorados, ampliaram a linha de picapes da marca e demonstraram o foco da empresa em oferecer veículos capazes de enfrentar os desafios do trabalho no campo sem abrir mão do conforto e da tecnologia.
No estande da Ram, um dos mais concorridos da feira, os visitantes puderam conhecer de perto e testar a versão 3500 Long Horn, topo da gama das picapes no Brasil, capaz de tracionar até nove toneladas. Bem como a nova Rampage e a Ram 2500. Juliano Machado, vice-presidente do Brand Ram para a América Latina, esperava concretizar a venda de 80 carros da marca no evento, estimulada por um desconto especial de 4% no modelo.
A BYD também marcou presença com a picape Shark, um modelo com autonomia de até 840 km, sinalizando a crescente eletrificação no setor automotivo e o potencial dos veículos elétricos para o agronegócio, especialmente em atividades que exigem menor deslocamento em longas distâncias.
Caminhões focam na robustez e sustentabilidade
No segmento de caminhões, a Agrishow 2025 evidenciou a busca por veículos cada vez mais eficientes, robustos e alinhados com as preocupações ambientais. A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou novidades como o Constellation 20.480 4×2, um modelo dedicado ao agronegócio que incorpora tecnologias como painel digital e pacote Highline. A marca também enfatizou a importância da manutenção preventiva para garantir a disponibilidade dos veículos, um fator crucial para o trabalho no campo.
A Mercedes-Benz também marcou presença com toda a sua linha de caminhões, incluindo modelos Actros, Arocs, Atego e Accelo. A montadora destacou soluções como o novo compressor de ar nos motores OM 460, o kit robustez da cabine para operações mistas e a suspensão metálica para alguns modelos Actros, atendendo às demandas por maior durabilidade e estabilidade em atividades robustas.
A Scania trouxe como novidade o cavalo mecânico G 560 6×4 com bitola de 3 metros, para uso do setor sucro-alcooleiro. O veículo tem capacidade para 34 toneladas de carga líquida, divididas em duas caixas de cargas, A novidade é o bi-transbordo, que permite que o mesmo equipamento faça a coleta da cana e o transbordo para o caminhão ao mesmo tempo, reduzindo os custos e o tempo de operação.
No caso da DAF, o destaque foi o modelo CF 6×4 na versão rígida, que combina as tecnologias das versões rodoviárias com os fora-de-estrada. Tudo por conta de um pacote de benfeitorias agregadas ao veículo, como inclinômetro, horímetros para manutenção e novos ajustes de tração, estabilidade e bloqueios de diferencias, entre outras tecnologias.
Já a Volvo mostrou o caminhão FH 6X4 XC (cross country), capaz de rodar com diferentes proporções de Biodiesel, do B14 (diesel S10 com 14% de Biodiesel, atualmente disponível nos postos) até o B100 (Biodiesel puro). Outra novidade foi o Volvo FMX Autônomo, implementado pela empresa TMA Máquinas, para uso no segmento de cana-de-açúcar.
Em sua edição 2025, a Agrishow mostrou a crescente presença de veículos movidos a etanol, para uso no agronegócio. Caso do transbordador de cana ATR322S, da Grunner, movido 100% com esse combustível. Ou da picape Hilux, da Toyota, nessa configuração. A Volare, do Grupo Marcopolo, exibiu o Volare Attack Híbrido a Etanol, um veículo elétrico com recarga por gerador movido a etanol, demonstrando soluções inovadoras para a redução de emissões. Já a Cummins apresentou seu motor conceito B6.7H a etanol, sinalizando um futuro mais sustentável para o transporte no campo.