Agrale lança A10000 automático e micro-ônibus a gás

Montadora brasileira apresenta opção de transmissão automática para caminhão e anuncia micro-ônibus com motorização a gás

Agrale A10000 Automático | Foto: Gustavo Queiroz / Frota&Cia
Agrale A10000 Automático | Foto: Gustavo Queiroz / Frota&Cia

A Agrale voltou a marcar presença em uma edição de Fenatran por meio de uma parceria com a Allison Transmission, que expôs, em seu estande, o novo caminhão A10000 automático na versão 4×4. A novidade se estende também à configuração 4×2. O modelo possui PBT de 10 toneladas e CMT de 13.000 kg na versão 4×2 e de 10.000 kg na configuração 4×4.

O veículo possui cabine avançada, basculante e feita em aço. Internamente, possui capacidade para um motorista e mais dois ajudantes. Seu trem-de-força começa pelo motor turbo Cummins F 3.8 de quatro cilindros, que proporciona 175 cv de potência, 2.500 RPM e torque de 600 Nm a 1.100 – 1.800 RPM. Na sequência, sua grande novidade: a caixa automática Allison T2100xFE de seis velocidades à frente e uma a ré. O eixo dianteiro é o Dana 3.2T no modelo 4×2 e Dana 267 no 4×4, enquanto o eixo traseiro é o Dana S16-130 nas duas opções.

Micro-ônibus

Micro-ônibus GNV Biometano | Foto: Nauri Ribeiro/Divulgação
Micro-ônibus GNV Biometano | Foto: Nauri Ribeiro/Divulgação

Para o segmento de passageiros, a montadora apresentou – em outra ocasião – o novo micro-ônibus MA 11.0 GNV (gás natural veicular) Biometano (produzido a partir de rejeitos orgânicos de atividades agropecuárias). Se trata de um veículo com PBT de 10.700kg, 9.800mm de comprimento e 5.000mm de entre eixos.

Recebe o propulsor FPT NEF 6 GNV 5.9 que entrega potência de 200 cv a 2500 RPM e torque máximo de 600 Nm a 1500 RPM e seis cilindros em linha. A transmissão mecânica é Eaton ESBO 6206 de seis velocidades a frente e uma a ré. Seu eixo dianteiro é Dana 8K e o traseiro é um Dana S 16-130. Os pneus são na medida 285/70R19.5 e as rodas possuem 7.50” x 19.5”.

A montadora informa que a suspensão dianteira é de molas parabólicas, enquanto a traseira é de molas-semielípticas duplo estágio. O freio de serviço é a tambor assistido eletronicamente, enquanto o de emergência é spring brake 16”. A direção hidráulica é a ZF Servocom 8097. Possui 90m3 de capacidade de abastecimento.

Motorhome

Agrale MA 11.0 Motorhome
Chassi Agrale MA 11.0 Motorhome | Foto: Nauri Ribeiro/Divulgação

A terceira novidade da Agrale é o chassi MA 11.0 na versão Motorhome, que inclui também uma configuração 4×4. Equipado com motor Cummins F3.8 – Euro VI e disponível com opção de transmissão manual ou automática de seis marchas, o chassi sai de fábrica pronto para ser implementado de acordo com as necessidades do usuário.

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