A capacidade tecnológica para o transporte rodoviário de longa distância com veículos elétricos a bateria já é uma realidade, com fabricantes oferecendo modelos cujas autonomias operacionais atendem às necessidades diárias. O principal gargalo, segundo avaliação do setor, reside na infraestrutura de recarga, especificamente na velocidade e na disponibilidade de conexões de alta potência.
A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (European Automobile Manufacturers’ Association) estima que o continente precisará de aproximadamente 35 mil pontos de recarga públicos do Sistema de Carregamento em Megawatt até 2030. Atualmente, países como Suécia, Países Baixos, Alemanha, França Dinamarca, Bélgica, Espanha, Áustria, Polônia, Finlândia, Itália, Romênia, Tchéquia, Lituânia, Luxemburgo, Estônia e Eslováquia somam 2.668 carregadores para veículos pesados.

Para a Alemanha, a necessidade projetada é de cerca de 4 mil pontos públicos desse sistema no mesmo período. A implementação do carregamento em megawatt é uma necessidade logística, pois permite que os motoristas recarreguem seus veículos durante os períodos de descanso legalmente exigidos, em vez de estender o tempo de recarga para além dessas pausas.
Medidas políticas começam a enfrentar esse déficit. O Ministério Federal dos Transportes e da Infraestrutura Digital lançou este ano um programa de financiamento de um bilhão de euros para infraestrutura de recarga de veículos comerciais pesados, com orçamento que abrange recarga em pátios de frota, parques de recarga públicos e as conexões à rede elétrica necessárias.
Simultaneamente, o Plano Diretor de Infraestrutura de Recarga da Alemanha 2030 incorporou, pela primeira vez, soluções para pátios e terminais de frota em seu escopo. No nível europeu, o diálogo regulatório se concentra no alinhamento das metas do Regulamento de Infraestrutura para Combustíveis Alternativos com a ambição estabelecida pelas normas de emissões de CO₂ para veículos pesados.

Os stakeholders do setor estão programados para se reunir em Hannover neste mês de setembro. A Conferência IAA, que ocorrerá de 15 a 18 de setembro, sediará mais de 100 eventos da programação, incluindo apresentações de atores-chave da indústria. Entre eles, a Milence apresentará seus mais recentes desenvolvimentos em recarga pública para caminhões pesados, ocupando o palco no Pavilhão 13. O evento reunirá fabricantes, operadores de recarga, fornecedores de energia, empresas de logística e formuladores de políticas públicas nos mesmos pavilhões durante a mesma semana.







