A multinacional Nansen, especializada em instrumentos de precisão, está lançando no Brasil uma nova geração de carregadores para veículos elétricos, com foco inicial no atendimento à demanda crescente de frotas de ônibus, vans e veículos comerciais. O carro chefe é um carregador DC de 180 kW dual conector que incorpora melhorias ergonômicas, desenvolvidas a partir da experiência prática de operação em garagens.
De acordo com Dener Andrade, gerente de Contas Comerciais de Mobilidade Elétrica da Nansen, o desenvolvimento do produto partiu da observação de pontos críticos nos carregadores existentes. “Com a nossa expertise e tempo de mercado, começamos a perceber alguns pontos que poderiam ser melhorados no produto. Como, por exemplo, o peso do cabo de abastecimento. A solução encontrada foi agregar uma balança para facilitar o manuseio”, explica Andrade.
Recargas mais curtas
Graças a sua alta potência, o carregador garante tempos de recarga mais curtos, garante o especialista. O equipamento fornece 180 kW, o que permite carregar até dois veículos ao mesmo tempo, o que dá 90 kW para cada um deles. O tempo médio de uma recarga completa de um único veículo é de cerca de três horas, um valor que varia conforme a demanda do próprio veículo. “Muitos acham que é o carregador que joga a potência para o veículo. Mas isso não verdade. É o veículo que demanda a potência que ele precisa para o carregador”.
Em relação ao valor do investimento, Andrade informa que o custo médio é de R$ 1.000 por kW, ou R$ 180 mil, no caso do modelo de 180 kW. Além disso, é preciso acrescentar os custos de implantação dos equipamentos, já que eles exigem um projeto de infraestrutura robusto. “Para tanto, é necessário encomendar um projeto elétrico bem estruturado e aprova-lo junto à concessionária de energia. Sem contar os custos de montagem da cabine, dos transformadores e toda infraestrutura de cabeamento e quadro de proteções. Nas contas de Andrade, o prazo médio para viabilizar um projeto desse porte, desde a aprovação até a conclusão da obra, é de aproximadamente seis meses.
