Caio detalha o novo Apache VIP para chassis elétricos

Com 480 cavalos de potência e capacidade para subir ladeiras com 20% de inclinação, novo modelo elétrico da Caio quer superar barreiras urbanas

Por Gustavo Queiroz

- novembro 10, 2025

Caio Apache VIP eVolksbus

Em comemoração aos seus 80 anos de fundação, a Caio aproveitou a área de exposição da Arena ANTP para realizar o lançamento nacional de nova versão do Apache VIP, um ônibus elétrico de 9,8 metros projetado especificamente para o transporte alimentador em bairros. O modelo, que integra a carroceria Apache VIP a um chassi elétrico de piso alto eVolksbus, representa uma resposta da fabricante aos desafios de mobilidade em vias urbanas com topografia acidentada e ruas mais estreitas. A eletrificação do veículo foi desenvolvida em parceria com a Blu Electric, empresa do grupo Caio dedicada à conversão e desenvolvimentos para eletromobilidade.

José Gildo Vendramini, representante Comercial da Caio Caio
Gildo Vendramini, representante Comercial da Caio Caio | Foto: Frota&Cia

De acordo com Gildo Vendramini, representante Comercial da Caio, o projeto nasceu da necessidade de superar as limitações dos modelos de piso baixo em cidades como São Paulo, que contam com muitas subidas e descidas. Segundo o especialista, os veículos oferecidos até agora eram todos de piso baixo. “O piso baixo, porém, tem as suas problemáticas. Por isso, quando começamos esse projeto tivemos uma pequena dificuldade pela necessidade em se ter o elevador sobre um chassi elétrico. O desafio foi superado após ajustes no projeto com nossos parceiros, cumprindo com a obrigatoriedade da São Paulo Transporte (SPTRANS)“, detalhou. O representante destaca que o veículo oferecerá três opções de configuração, incluindo versões de 12,3 metros com três portas, e um modelo de cinco portas com 12,5 metros.

O Apache VIP se distingue no mercado pelo visual renovado e por soluções internas. “Nosso produto, hoje, é o que existe de mais moderno no mercado, uma vez que o concorrente não tem um visual assim“, afirma Vendramini. Já o interior foi pensado no conforto e acessibilidade, com poltronas estofadas, carregadores USB e um inovador sistema de ar condicionado. “No espaço que poderia ser do porta-pacote, no teto acima dos bancos, temos um novo sistema de ar condicionado, já que sem ele esquentava muito. Acabamos com esse problema“, afirma com convicção.

Sistema de propulsão

A propulsão elétrica do eApache VIP é fornecida integralmente pela Blu Electric. Clóvis Silveira, engenheiro de Desenvolvimento da empresa, explica em detalhes o sistema de propulsão. “Esse veículo específico tem seis baterias, sendo duas na dianteira e quatro posicionadas atrás do eixo. Sua instalação no chassi mantém o centro de gravidade baixo. Cada bateria fornece 35,23 kW/hora, o que dá 211 kW/hora no total“, comenta Silveira. O engenheiro complementa que a versão de 12 metros do veículo conta com oito baterias, o que aumenta a autonomia.

O sistema de tração emprega um eixo elétrico com dois motores. “Cada motor desenvolve 180 kW. Somando a potência do ônibus, a potência total chega quase a 500 cavalos (480 cv). É uma potência que dá para “subir até parede’“, brinca o engenheiro, referindo-se à performance do veículo em rampas íngremes. O controle da energia é gerenciado por um inversor de frequência. “É esse componente que controla a motorização do veículo. Ele pega a energia das baterias e transforma em uma forma compatível com o motor“. Abaixo do veículo, um equipamento 3 em 1 alimenta o compressor de ar, a bomba de direção hidráulica e as baterias de 24V, mantendo a distribuição de peso otimizada.

Piso Tarflex

Outro diferencial técnico do novo eApache VIP é o piso, que não é de madeira. “Utilizamos um piso de chapa lavrada invertida com acabamento de uma borracha de 3 mm chamado Tarflex. A vantagem? Primeiro que é alumínio, segundo antiderrapante e terceiro que você pode lavar“, afirma Gildo Vendramini. A capacidade anunciada é de 27 passageiros sentados – incluindo o motorista e um assento para PCD – e 30 ocupantes em pé.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *