A Autonomous Systems revelou o SmartDEPOT durante a Busworld 2025, feira de ônibus que ocorreu no início do mês na Bélgica. O sistema de automação permite que os ônibus se movimentem sozinhos nas garagens para atividades como lavagem, carregamento das baterias, ida para os serviços de manutenção, ou posicionamento estratégico de estacionamento.
“O Busworld é onde nossa indústria passa da demonstração para a implantação. O SmartDEPOT permite operações diárias sem motorista nas garagens de hoje, criando capacidade, aumentando a segurança e reduzindo custos“, destaca Jan Gramatyka, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Autonomous Systems.
De acordo com a empresa, a automação da mobilidade começa no caos quando acontece nas ruas, mas nas garagens, não. Portões controlam o acesso e o ambiente confinado permite a segurança da mobilidade autônoma, pois não há passageiros a bordo e o acesso de pedestres é bastante limitado e orientado por regras de comportamento.

Como benefícios diretos, a Autonomous Systems destaca os seguintes pontos: economia de € 88.000 em mão de obra por ônibus ao longo de 12 anos; 35 minutos economizados por ônibus, por dia, que confere cerca de um mês a mais de tempo de serviço a cada ano; redução dos riscos de acidentes em três vezes por semana em uma garagem típica. Tais vantagens resultam em uma frota com 100 ônibus inteligentes uma economia de € 8,8 milhões economizados e mais de 1.700 horas de motorista de volta a cada mês, que é o equivalente a adicionar 12 ônibus elétricos com motoristas, pagos pela substituição de ônibus comuns por smartbuses.
O SmartDEPOT está disponível para integração com montadoras e sistemistas na Europa, tendo sido projetado para se sobrepor a plataformas drive-by-wire (tecnologia que substitui os sistemas mecânicos por comandos autônomos no acelerador, direção e freio de um veículo).
A plataforma SmartDEPOT Mission Control é o centro de controle do ônibus inteligente, gerenciando as missões que o veículo deve cumprir na garagem.
 
				
