A DAF Trucks apresenta ao mercado europeu o chassi 10×4 de fábrica, projetado especificamente para aplicações de alta severidade no setor de construção e transporte de cargas excepcionais nas cabines XD e XF. Projetado para uma PBTC (Peso Bruto Total Combinado) técnica de até 52 toneladas, esta nova configuração de cinco eixos combina capacidade de carga útil elevada com uma manobrabilidade diferenciada para sua categoria.
A base desta solução técnica é a configuração FAF, que consiste nos últimos três eixos agrupados. Este conjunto é composto por um tandem duplo tracionado, disponível com redução simples ou planetária e um eixo remoto elevatório e direcional. A arquitetura foi concebida para otimizar a distribuição de peso e a agilidade em canteiros de obras e espaços confinados.
Para suportar operações com equipamentos especiais, o chassi possui dois eixos dianteiros com suspensão de molas, com capacidades de 8 ou 9 toneladas cada. Esta configuração frontal permite a instalação de guindastes de alta capacidade diretamente atrás da cabine. No conjunto traseiro, o eixo remoto direcional é projetado para uma carga estática de 26 toneladas, uma característica crítica para operações com contêineres hooklift (mecanismo hidráulico para caminhões que troca rapidamente diferentes tipos de carrocerias e contêineres.), onde o peso total pode recair momentaneamente sobre o último eixo durante o carregamento e descarregamento.
A motorização oferecida para o chassi FAF é ampla, abrangendo os propulsores Paccar MX-11 e MX-13, conhecidos por sua eficiência. As potências variam de 300 cv (220 kW) a 530 cv (390 kW), acopladas à transmissão automatizada TraXon, garantindo um pacote de propulsão robusto e adaptado às mais diversas exigências operacionais.