A InterCement Brasil está desenvolvendo e promovendo a aplicação do Concreto Compactado com Rolo (CCR) como uma solução técnica alternativa para a pavimentação de vias. A tecnologia, já consolidada em outros países, é apresentada pela empresa como uma opção com vantagens em durabilidade, economia e sustentabilidade em comparação com os pavimentos asfálticos e de concreto convencionais.
A técnica utiliza um concreto de consistência seca, compactado com equipamentos similares aos utilizados em obras de asfalto, como pavimentadoras e rolos compressores. Este método dispensa o uso de fôrmas e reduz significativamente a necessidade de armaduras de aço, agilizando o processo executivo.
De acordo com Adriano Gamallo, gerente do Canal Técnico da InterCement Brasil, a compactação confere ao material alta densidade e resistência imediatas. “A baixa fluidez do CCR resulta em uma elevada capacidade de suporte, permitindo a liberação do tráfego em prazos reduzidos. A adição de fibras de aço (macrofibras) pode substituir as armaduras tradicionais e melhorar ainda mais o desempenho do pavimento à tração“, explica o executivo.
A empresa iniciou estudos em 2024 para adaptar a tecnologia ao mercado brasileiro, onde a prática ainda não é comum. O objetivo é difundir a metodologia, destacando seus benefícios técnicos e ambientais.
O CCR reduz o consumo de derivados de petróleo, presentes no asfalto. Além disso, o concreto permite a absorção de CO₂ da atmosfera ao longo do tempo por meio do processo natural de carbonatação. “Esse sequestro de carbono é potencializado por acabamentos com fresagem, que aumentam a área de exposição do concreto“, complementa Gamallo.
A vida útil do pavimento em CCR pode ser até três vezes superior à de pavimentos asfálticos. A expectativa é de redução tanto nos custos iniciais de implantação – devido à maior velocidade de execução e menor uso de materiais – quanto nas despesas de manutenção ao longo do ciclo de vida da via.
O pavimento atinge rapidamente alta resistência, suportando cargas pesadas em um curto espaço de tempo após a aplicação.
Com base nos resultados preliminares dos estudos, a InterCement avalia que o CCR tem potencial para aumentar a eficiência na cadeia da construção civil. “É uma tecnologia promissora para transformar o setor de infraestrutura no país, oferecendo uma alternativa robusta e mais sustentável“, finaliza Gamallo.