Marcopolo Rail fornecerá trens urbanos para o sistema de mobilidade do Piauí

Por Victor Fagarassi

- setembro 4, 2025

Marcopolo Rail

A Marcopolo Rail, unidade da Marcopolo voltada para a criação e fabricação de itens ferroviários, firmou acordo para a entrega de três trens urbanos do tipo Prosper City para a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP). Serão dois conjuntos com dois vagões e um com três vagões para o sistema de locomoção de Teresina, ressaltando a participação da companhia na atualização da locomoção urbana da capital piauiense.

“Com esse projeto, expandimos nossa presença no País e consolidamos nossa tática de progredir com opções para os mercados urbanos de transporte. Temos convicção no potencial do setor metroferroviário brasileiro, que tem plenas condições de suprir os trajetos de grande capacidade com agilidade, eficácia e bem-estar, além de oferecer vários benefícios na relação custo versus benefício no médio prazo”, declara Petras Amaral, Business Head da Marcopolo Rail.

Prosper CITY

O Prosper CITY é um veículo leve, com acesso em plataforma alta de 1,10m, criado pela Marcopolo Rail e produzido integralmente no Brasil. Concebido para suprir as demandas de locomoção urbana em cidades de médio e grande porte, o modelo une rendimento operacional, adaptabilidade de personalização e inserção no meio urbano — uma opção contemporânea, expansível e sintonizada com as diretrizes de transporte ecológico.

Conta com grande potencial de transporte (560 passageiros em um conjunto de três vagões), com entradas largas para assegurar mais proteção, comodidade e dinâmica no acesso e saída, com atenção na vivência do usuário. Com extensa superfície envidraçada, arranjo do interior que pode ser personalizado conforme cada necessidade, o Prosper CITY cumpre todas as regras internacionais demandadas para material sobre trilhos em seu segmento.

Este empreendimento evidencia o potencial das opções brasileiras de mobilidade e consolida a atuação da Marcopolo Rail com novos contratos, no Brasil e na América do Sul, como o recente fornecimento de trens para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, entidade pública encarregada pela administração da malha ferroviária daquele país.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *