A Amazon Brasil informa a abertura de sua primeira Estação de Entrega com tecnologia própria em Manaus (AM), ampliando sua estrutura no país, que já conta com 200 centros logísticos em todos os estados. Essas unidades têm função importante na fase final do processo: recebem pacotes dos Centros de Distribuição, fazem a separação por rotas e realizam as entregas aos clientes.
A ação integra o plano de crescimento da empresa na região Norte, com objetivo de melhorar a logística, criar oportunidades e apoiar empreendedores que atuam no programa Delivery Service Partner (DSP).
Os investimentos da Amazon no Amazonas passam de R$ 15,2 milhões. A empresa tem cinco polos logísticos administrados por parceiros em Manaus, Parintins, Manacapuru e Itacoatiara. Com a nova estação, a empresa aumenta a eficiência na região, com diminuição nos prazos de entrega. Clientes em Manaus recebem pedidos em até dois dias. Em Parintins, o prazo, que era de 18 dias, caiu para cinco dias.
“Esta abertura mostra nosso compromisso com o crescimento do Brasil, com uma experiência de compra mais rápida e confiável para os clientes no Amazonas e em outros estados do Norte”, disse Rafael Caldas, diretor-geral da Amazon Logistics no Brasil. “A região Norte tem potencial que pode ser desenvolvido com maior inclusão digital e serviços de entrega, como em outras partes do país. A abertura da unidade em Manaus é estratégica e também pessoal para mim, que sou de Manaus”, completou Caldas.
Desde o início das operações de varejo em 2019, a Amazon Brasil registrou crescimento. “Até o final do próximo ano, queremos estar presentes nos 61 municípios do estado, conectando comunidades com menos acesso a serviços digitais, criando empregos e incentivando o empreendedorismo local em nossa logística”, finalizou Caldas.
Soluções Logísticas Específicas
Para comunidades ribeirinhas, que tinham obstáculos para receber produtos, a Amazon criou soluções logísticas, usando inteligência artificial e parceiros locais para atender necessidades regionais. Além de agilizar o acesso a produtos, a empresa pretende apoiar o desenvolvimento da região com geração de empregos, tecnologias e projetos sociais, como a construção de um poço artesiano na comunidade do Lago do Catalão, em Iranduba (AM), melhorando o acesso à água potável. O avanço logístico também é suportado por parcerias aéreas que permitem entregas mais rápidas em 11 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Com foco em inclusão social e geração de oportunidades, a Amazon Brasil contrata a consultoria de Recursos Humanos Adecco para recrutar pessoas por meio de ONGs locais. A proposta é desenvolver talentos locais e promover a contratação de pessoas com diferentes idades, etnias e experiências profissionais, aumentando o impacto da expansão logística.
Compromisso ambiental e eficiência logística
A instalação da estação de entrega em Manaus reforça o compromisso da empresa com crescimento sustentável no Brasil e com maior conveniência aos consumidores.
Enquanto expande suas operações, a empresa mantém atenção na melhoria da eficiência energética, na descarbonização de sua rede de transporte, na redução de resíduos, na conservação de água e na otimização de embalagens. Uma abordagem que ajuda a atingir metas ambientais com crescimento responsável.
A estratégia de sustentabilidade da Amazon, junto com a inovação em IA, inclui várias iniciativas para clientes, fornecedores e parceiros. A empresa aplica tecnologia de IA em diversas práticas, como otimização de recomendações de tamanho para menos devoluções, identificação de ineficiências energéticas em tempo real, detecção de vazamentos de água e decisão sobre quando enviar produtos na embalagem original. A Amazon utiliza IA para enviar 8% dos produtos no Brasil sem embalagem extra. Desde 2015, as ações de redução de embalagens evitaram 4,2 milhões de toneladas métricas de materiais de embalagem no mundo. A IA também auxilia no planejamento de rotas de entrega mais eficientes, com redução nas emissões de carbono dos veículos.