TCP compra mais um ônibus elétrico da BYD

ônibus elétrico BYD fará o transporte dos colaboradores pelo pátio do Terminal

Por Victor Fagarassi

- agosto 27, 2025

20250825 141133914 iOS

Dois anos após anunciar o primeiro ônibus elétrico em operação,  a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu o segundo ônibus elétrico a compor a sua frota. Os veículos são utilizados para transportar os colaboradores pelo pátio de operações, que possui mais de 480 mil metros quadrados de área. O ônibus, modelo D9W 20.410, da marca chinesa BYD, tem autonomia de 250 quilômetros por ciclo, tempo de carregamento completo de aproximadamente duas horas, e conta com um sistema de freios regenerativos, que auxilia no carregamento da bateria. Já a carroceria foi montada pela Marcopolo, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O investimento total para aquisição do novo veículo foi de cerca de três milhões de reais.

Com capacidade para 30 passageiros sentados, o ônibus foi totalmente customizado, possui um design sem degraus (low entry), ar-condicionado, e suspensão pneumática com sistema de rebaixamento bilateral, que se rebaixa ou eleva para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, assim como a transposição de obstáculos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Kayo Zaiats, gerente de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente da TCP, “a aquisição do novo ônibus elétrico foi realizada pensando no bem-estar, no conforto e na segurança dos colaboradores, além de representar mais um passo importante da estratégia da TCP para se tornar um porto verde de referência, reforçando nosso compromisso com a transição energética e com a redução na emissão de gases poluentes”.

Eletrificação

A TCP é signatária do Pacto Global das Nações Unidas desde 2016 e investe continuamente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Em 2022, o Terminal adotou a prática de comprar energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis por meio do mercado livre de energia, medida que garantiu a TCP, em 2025, a conquista do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) pelo terceiro ano consecutivo.

Outro destaque é a eletrificação dos guindastes pórticos sobre pneus (RTG), máquinas com mais de 20 metros de altura e peso superior a 100 toneladas, responsáveis por movimentar cargas entre os caminhões e os blocos de contêineres. A TCP concluiu, neste ano, um projeto piloto para substituir os grupos geradores a diesel de três RTGs para motores elétricos, observando uma redução de 97% na emissão de gás carbônico nesses equipamentos. Se comparado à emissão anual média de CO₂ de um carro popular, a eletrificação dos três guindastes seria equivalente a remover 396 veículos de circulação das ruas.

“A TCP possui um parque de máquinas com 40 guindastes RTG, o maior número desse equipamento entre os terminais portuários brasileiros, e o projeto de eletrificação desses guindastes deve ser expandido em breve”, comenta Zaiats.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *