No final de março, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a São Paulo Urbanismo, concluiu o estudo urbanístico abrangente sobre o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – privatizado – para o centro da cidade. Batizado como Bonde São Paulo, o novo modal poderá transportar até 134 mil passageiros diariamente.
O comunicado informa que a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto, que contempla, por exemplo, o estudo urbanístico entregue em 21 de fevereiro. A expectativa é concluir os projetos restantes ainda neste primeiro semestre.
Dessa maneira, foi realizado um mapeamento detalhado da região central, identificando os desafios urbanísticos e de mobilidade, a compatibilização do projeto com planos existentes, como a Área de Intervenção Urbana do Setor Central, e a avaliação dos impactos na emissão de poluentes, na requalificação de espaços públicos e na aceleração da valorização imobiliária.
Segundo o estudo, o VLT tem potencial para transformar o centro de São Paulo, promovendo melhorias na região da Luz e o Triângulo Histórico, por exemplo. O modal integrará com os sistemas de metrô, ônibus e ciclovias, de acordo com a infraestrutura. O Bonde São Paulo será integrado a cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM, além de considerar sua integração com o futuro BRT da Radial Leste e a futura linha Celeste do Metrô.
A interligação de pontos turísticos pelo modal pode impulsionar o turismo no centro de São Paulo. Ao todo serão duas linhas que somarão, aproximadamente, 12 km de extensão, que conectarão os seguintes destinos: Bom Retiro, Brás, Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche, Praça da Sé e Parque Dom Pedro II.