Free Flow é tema de seminário em São Paulo

Realizado pela Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), o seminário "Free Flow: A Nova Modalidade do Pedágio Eletrônico"

Por Victor Fagarassi

- fevereiro 21, 2025

Free Flow

Realizado pela Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), o seminário “Free Flow: A Nova Modalidade do Pedágio Eletrônico” aconteceu nesta última quinta-feira (20) com a presença de empresários, executivos e representantes dos órgãos públicos e privados que administram importantes rodovias do estado.

O objetivo geral do encontro é informar e explicar sobre o funcionamento do sistema que, apesar de já estar sendo usado em três pontos por São Paulo, ainda é pouco conhecido. A expectativa é que sejam instalados 21 pórticos na Região Metropolitana de São Paulo neste primeiro semestre, e no segundo, outros sete no Litoral do estado.

Regulamentação do sistema

O painel de conteúdo do Seminário Free Flow teve início com a palestra “Regulamentação do Sistema Free-Flow” realizada por Fernando Barbelli, Gerente de Regulação da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), que discorreu sobre as diretrizes de operação e as normas contratuais das concessões das rodovias onde o sistema será operacionalizado.

Antes de implementar os pórticos, a ANTT fez análises de impacto regulatório para atender os riscos dessa implementação. Esse sistema está alinhado com o nosso programa que visa promover revoluções regulatórias, tecnológicas e comportamentais, o PROREV. Entre os objetivos deste planejamento está reduzir o risco de acidentes. Entre 2012 e 2020, nós registramos 11 mil ocorrências dessa natureza em praças de pedágio. Em comparativo, nos trechos onde implementamos o Free Flow nos últimos anos, tivemos apenas uma ocorrência de incidentes próximo a um pórtico”, completou Barbelli.

A evolução do pedágio

Em sequência, Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR RioSP, concessionária que administrará 30 pórticos no estado, abordou “A Evolução do Pedágio Eletrônico e o Gerenciamento de Tráfego na Via Dutra” em sua palestra, que tratou sobre o funcionamento do Free Flow e sua administração nas rodovias. De acordo com a representante da concessionária, por contrato, a empresa investirá R$25,8 bilhões nos próximos 30 anos na rodovia.

A CCR já administra três praças de Free Flow na rodovia Rio-Santos e a ideia desse sistema na região surgiu como solução para evitar ocorrências provocadas por desastres naturais, como quando diversos pontos da via ficaram interditados em abril de 2023. Essa nova ferramenta evita o congestionamento e permite uma maior segurança para o motorista trafegar com fluidez”, contou Fornasaro.

Free Flow São Paulo
Modalidade estreou no dia 4 de setembro de 2024 em São Paulo

ARTESP

O seminário teve continuidade com a apresentação de Rodrigo Hirata, gerente de projetos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que apresentou o funcionamento da agência e falou sobre o planejamento de implementação dos pórticos. “Dos próximos lotes a serem cedidos às concessões, encontram-se 5 pórticos em Paranapanema, 2 no Túnel Imerso Santos-Guarujá, 37 no Circuito das Águas e 18 na Rota Mogiana“, esclareceu.
Para finalizar o encontro, Carlos Panzan, presidente da FETCESP, realizadora do seminário, resumiu a expectativa do setor:

Este foi um encontro essencial para nós. Compartilhamos interesses comuns, questionamentos válidos e momentos de esclarecimento. Sou muito grato por ter participado desse momento único do TRC que contou com a participação da imprensa para informar e conscientizar a população, além dos representantes do setor que estiveram presentes“.

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