Os pilares ESG cada vez mais pautam as operações das empresas ao redor do mundo. A sustentabilidade é um fator extremamente decisivo nas decisões. Recentemente a DB Schenker reiterou essa sua preocupação e admitiu que há um claro direcionamento para implantação de projetos que privilegiem combustíveis sustentáveis em suas operações no Brasil.
“A redução do uso de combustíveis fósseis é uma política global da empresa. No modal rodoviário, por exemplo, só abastecemos nossa frota com etanol. É algo que vai além do retorno financeiro. Trata-se de um valor incorporado à nossa cultura”, enfatiza Luís Marques, CEO da DB Schenker Brasil.
O objetivo da empresa é liderar um movimento utilizando mais soluções sustentáveis nos diferentes modais. “Nossa meta é ser a companhia líder global do setor de logística até 2030 no tocante à sustentabilidade de nossas ações. Não vamos apenas ser ambientalmente corretos. Queremos que toda a nossa cadeia de fornecedores adote tais premissas. Os ganhos não devem ser apenas para o meio ambiente, mas para toda a sociedade”, ressalta o executivo.
Frota de navios mais moderna e sustentável
Desde 2020, a utilizada pela empresa já aderiu aos novos parâmetros da Organização Marítima Internacional (IMO) 2023, e adoção de navios mais modernos e menos poluentes.
A empresa confirmou o uso de biodiesel tanto em suas embarcações, quanto em cargueiros com tecnologia sustentável embarcada.
Caminhões elétricos
Já no modal rodoviário, a DB Schenker iniciou no ano passado um projeto na Europa, que deve ser ampliado para todas as regiões onde está presente, com a compra de 1.500 caminhões elétricos. A intenção com essa ação é levar à descarbonização total da companhia nas próximas três décadas.
Em agosto, a empresa lançou no Brasil o produto DB Schenker Runway, que reúne em uma só iniciativa diversas frentes de atuação que atendem aos pilares ESG: adoção de caminhões elétricos para entregas vinculadas à moda, contratação de motoristas do sexo feminino para seu time e adoção de uniformes produzidos com materiais reciclados em toda a equipe do DB Schenker Runway.
LEIA MAIS: Jungheinrich anuncia nova política comercial ESG