O Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog realiza seu primeiro fórum nesta nesta quinta-feira, (24 de setembro), em São Paulo. O encontro terá como tema “Rastreabilidade em medicamentos”, operação que deverá ocorrer ainda este ano com todos os medicamentos, em função de determinação da Anvisa.
Para Pedro Francisco Moreira, presidente da Abralog, trata-se de um assunto complexo e que vai ter grande impacto ao longo de toda a cadeia. “Serão necessários investimentos consideráveis e há alguma incerteza e muitas dúvidas”. Segundo o presidente da Abralog, o setor farmacêutico movimenta mais de R$40 bilhões em mercadorias anualmente, ou um volume superior a 125 bilhões de doses unitárias.
“Com esses números, a geografia e a complexidade do mercado, fica claro que a logística e o transporte têm papel de extrema importância no setor. Dentro da cadeia logística, para que um medicamento possa chegar às mãos certas, ele tem de cumprir uma infinidade de processos: é expedido pela indústria, passa por distribuidores, pelas grandes redes de drogarias e farmácias, por hospitais públicos e privados, por postos de saúde, por salas de vacinação até chegar aos pacientes pelo trabalho dos operadores logísticos e transportadoras”.
Jean Djedjeian, coordenador do Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog, explica que o rastreamento de medicamentos é composto de procedimentos eletrônicos que contemplam o histórico do medicamento, sua aplicação e a localização ao longo da cadeia, por meio de informações previamente registradas sobre o produto, prestadores e serviços e usuários. “Ou seja, esse rastreamento vai mostrar o medicamento desde o momento que deixa a fabricação,com identificação nos blisteres (cartelas com o medicamento), na caixa que o embala e também na embalagem de transporte, sendo registrados ainda os movimentos juntos aos prestadores de serviços e usuários. Esses procedimentos serão aplicados no controle de toda de qualquer unidade de medicamento produzida, dispensada ou vendida no território nacional”, explica Djedjeian.
O encontro reunirá palestrantes com diferentes experiências, entre profissionais da indústria farmacêutica, de operadores logísticos, de empresas de TI, do Atacado e de hospitais. Amilcar Lopes: CEO e Fundador da Rastreabilidade Brasil, empresa que desde o ano 2012 oferece soluções para a rastreabilidade de medicamentos. Leandro Oliveira: Líder do projeto de Rastreabilidade na Johnson e Johnson, Fernando Correa: Gerente-Geral da Andreani Brasil, experiência na implantação da rastreabilidade no mercado argentino. Thiago Amaral: Vice-Presidente Comercial da RV Imola, operador logístico presente em todas as etapas da cadeia de suprimento na ára da saúde. Carlos Reis: Diretor de Operações da Libbs Farmacêutica, mais de 15 anos de experiência na indústria. Jorge Froes de Aguilar: Diretor-Executivo de Abafarma, associação com presença nacional e que reúne empresas no setor atacadista- distribuidor de medicamentos e produtos farmacêuticos. Nilson Gonçalves Malta: responsável pela automação da área de farmácia do Hospital Israelita Albert Einstein. muita inquietude a respeito das novas regras.
SERVIÇO
Fórum Rastreabilidade em medicamentos
Rua Surubim, 577 – 1o andar – Brooklin
Horário: das 8:30 ás 18:00hs
