ZF inaugura fábrica com emissão zero na República Tcheca

Espaço utiliza 3.400 módulos solares para gerar eletricidade

Im tschechischen Klášterec ist nach knapp eineinhalb Jahren Umrüstzeit die erste Null-Emissions-Fabrik des ZF-Konzerns entstanden. // In Klášterec in the Czech Republic, ZF Group opens first zero-emission plant after a renovation period of just under a year and a half.
Na unidade de produção de eletrônica de potência em Klášterec, na República Tcheca, a ZF inaugurou a sua primeira unidade com emissões zero, após um período de renovação de pouco menos de um ano e meio. Isso foi feito por meio da instalação de 3.400 módulos solares no campus,
A fábrica, que faz parte da divisão de Acionamento para Veículos Elétricos, está alinhada com os esforços da empresa para alcançar a neutralidade climática em todas as cadeias de valor até 2040 e será usada como modelo para as fábricas da ZF em todo o mundo. Qualquer eletricidade que não seja gerada internamente é adquirida de fontes renováveis, principalmente energia eólica e hidrelétrica.
Segundo a ZF, um dos principais desafios é converter as unidades existentes da empresa  em todo o mundo para que possam operar com energia neutra para o clima a partir de agora.

Referência para outras unidades

“Klášterec é a nossa referência” enfatiza o Dr. Michael Karrer, responsável pela sustentabilidade, gestão ambiental e segurança ocupacional no Grupo ZF. Já em 2025, todas as instalações da ZF serão totalmente alimentadas por eletricidade verde, que será gerada internamente ou obtida por meio de contratos com fornecedores de energia renovável.
Além disso, o sistema de aquecimento a gás dependente de combustíveis fósseis da central de mobilidade elétrica Tcheca foi substituído por bombas de calor, reduzindo os custos globais anuais de aquecimento da central em 50%. Durante os meses de inverno, a unidade utiliza o frio natural do ar exterior para resfriar a tecnologia dentro da instalação. Várias medidas para melhorar o isolamento térmico e a recuperação de calor completam este conceito climático local.
Hoje, a unidade de Klášterec, tem cerca de 700 colaboradores e produz componentes eletrônicos de potência para motores elétricos produzidos pelas fábricas da ZF na Alemanha e na Sérvia. Os clientes incluem montadoras internacionais.
Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!